PERCEPÇÃO DO RISCO







Srs.

Percepção do risco é um comportamento de atitude proativa do trabalhador para evitar "a combinação da probabilidade de ocorrência e da conseqüência de um determinado evento perigoso e especificado vir se materializar como incidente e ou acidente de trabalho".

Comento
Tenho percebido da necessidade de se estimular comportamentos proativos ao trabalhador para que ele mesmo forme hábitos prevencionistas nas suas atividades laborais.
 Na prática façam do seu dia-a-dia  atitudes saudáveis, conscientes na obtenção de metas, antes de tudo focando a integridade fisica e sua saúde ocupacional, a preservação do meio ambiente a que interagem, manutenção das variáveis controladas do processo que opere e atinja a produção planejada.

Atitudes saudáveis de Percepção de risco:
1. Utilização de POP
Procedimento  Operacional de Padrão na execução de todas tarefas quando não escritos observa-los na sua execução mentalmente.
Onde na execução da terefa se proceda a pratica do PDCA observando passo-a-passo as etapas:
P = Planejamento,
D = Execução
C = Verificações
A = Atuar

2. Utilização da APT 
 Analise Preliminar de Trabalho detectando e tratando riscos antes da execução da tarefa.

3. Utilização da LIBRA
 Pratica de observar a LIBRA para atividades de utilidades que manipulem  gases, ar, óleo, água, vapor e fluidos em gerais.
L = Liberação,
I = Interdição,
B = Bloqueio,
R = Raqueteamento
A = Aviso.
Onde o raqueteamento seja a garantia que não será mais possível de fluidos que possam escoar e vir provocar lesões ao trabalhador dessa forma fica eliminado o risco de morte.

4. Utilização da DICAS
 Pratica de observar a DICAS para atividades de Serviços de eletricidade.
D = Desligar
I = Interditar
C = Verificar
A = Aviso
S = Seccionar
Onde destacamos a atitude seccionar a garantia que não haverá mais a possibilidade de passagem de corrente elétrica que possa vir provocar choque elétrico ao trabalhador dessa forma fica eliminado o risco de morte.

5. Utilização dos "5S"
 Uso dos 5S em nosso ambiente laboral em atitudes positivas em dizermos o SIM  e praticarmos os "S".
1S = Sim a UTILIZAÇÃO,
2S = Sim a ORDENAÇÃO,
3S = Sim a LIMPEZA
4S = Sim a SAÚDE
5S - Sim a AUTODISCIPLINA.
Onde destacamos a necessidade de administrar o DESCARTE eliminando imediatamente o que é dispensável e sem uso para a organização.

6. Utilização da OPS
Pratica da OPS - Observação Planejada de Segurança. Ferramenta própria de interação entre GESTORES X COLABORADORES  em identificar e corrigir desvios com atos e condições inseguras.

Se praticarmos e observamos bem essas atitudes POP - APT - LIBRA - DICAS  - OPS estaremos trilhando em alcançar o estado de ACIDENTE ZERO.
Como sabemos que numa simples tarefa estamos expostos ao perigo que seja entendido como "Uma fonte ou uma situação com potencial para provocar danos em termos de lesão, doença, dano à
propriedade, dano ao meio ambiente ou uma combinação destes". Consequentemente podendo causar danos as partes que interagem trabalhador, maquina, processo e meio ambiente, observando-se esse dano como "Conseqüência de um determinado evento perigoso e especificado" ou seja a materialização do risco num incidente ou acidente porque não foi ainda alcançado a Percepção do risco.

Do que comentou-se a Percepção de Risco em suas atitudes prevencionistas consolida um KAIZEN de melhorias das condições de trabalho e alcança uma cultura prevencionista por todos colaboradores e gestores da organização.

Comentários

DESTAQUES

LEGISLAÇÃO: TOMADA E PLUG DE TRÊS PINOS

UTE - A GÁS Ciclos BRAYTON / RANKINE Aberto X Combinado

DINÂMICA SIMULAÇÃO TRABALHO EM ESPAÇO CONFINADO

POLARIZAÇÃO DE TOMADAS E PLUGS DE TRÊS PINOS

EXPANSÃO TUBOS CALDEIRA

CURSO OPERADOR DE GUINCHO DE COLUNA

HAZOP Estudos dos perigos e Operabilidade