domingo, 4 de maio de 2014

O ACIDENTE DE TRABALHO PODE SER EVITADO

O ACIDENTE DE TRABALHO PODE SER EVITADO
Srs,
Não tenho dúvidas e estou convencido que “o acidente de trabalho pode ser evitado” referencia posicionamento do Engº José Vilmar Consultor Sênior de Eletromecânica / QSMA na apresentação do de NR 35 – Segurança e Saúde no Trabalho em Altura treinamento IN COMPANY promovido pela METALCONE – Metalúrgica Enock Jaime de Moura aos seus colaboradores que vão executar trabalho em altura.

Comento:
Estou convencido que o ACIDENTE DE TRABALHO PODE SER EVITADO e para que consigamos essa meta entra em cena a PERCEPÇÃO DO RISCO.
A percepção do risco entendam como sejam habilidades que o trabalhador vai adquirindo ao longo de sua vida laboral, que são comportamentos de boas práticas de trabalho que lhe tornam imune a não se envolver com acidentes e assim como por em riscos seu colega próximo de trabalho, a maquina, o processo e meio ambiente que interagi.
Desses anos que lido com projetos, montagens e manutenção eletromecânica com presença atuante no convívio e participando ativamente do dia-a-dia do trabalhador sugiro os princípios que hora publico como possível de se conseguir essa postura saudável e imunização a não envolvimento com acidentes do trabalho.

Princípios da Ativação da Percepção de Risco:
1. O trabalhador está centrado no seu EU para que não se anule sua percepção do risco.
2. Está preparado e atuando na sua profissão no que mais sabe fazer.
3. Trabalhar com procedimentos operativos escritos e quando não escritos.
4. Pratica da APR – Analise Preliminar de Risco.
5. Pratica do HAZOP – Na operação .
6. PT – Uso  da Permissão de Trabalho antes, durante e no encerramento da tarefa.
7. DDS – Conversa de alerta e conscientização dos riscos da tarefa
8. Manter-se em alerta antenado consigo mesmo e com seu próximo e ambiente que interagi.
9. Pensar positivo que no final de sua jornada de trabalho voltará sempre para o convívio de seus familiares e pessoas que acreditam do seu trabalho e na sua verdade como cidadão.

Comportamento de nulidade de percepção de risco
1. Não está centrado no seu "EU" fora de si.
2. Excesso de autoconfiança achar que sabe tudo.
3. Em estado de forte carga emocional de perda ou de ganho.
4. Falta de conhecimento não está preparado para execução das atividades da tarefa.
5. Trabalhar sobre pressão, coação física e, ou mental na execução de suas atividades.
6. Fadiga e cansaço forçamento da capacidade do
7. A falta ou descumprimento de procedimentos.

O trabalhador consegue essa postura profissional da Ativação da Percepção de Risco eliminando os comportamentos de nulidade de percepção de risco pela permanente ações  
de boas praticas de trabalho que a introduzo como PERCEPÇÃO DE RISCO, primeiramente pelo seu ímpeto pessoal em aceitar essa necessidade comportamental de prevenção contra acidentes e cabe ao Gestor QSMA – Qualidade, Segurança, Saúde e Meio Ambiente estimular esse trabalhador a conscientização da cultura que o ACIDENTE DE TRABALHO PODE SER EVITADO.

Reconhecimento:
Essa a Apresentação Abertura curso NR 35 Segurança e Saúde no Trabalho em Altura METALCONE e assim como testemunhos que nas vivências do Consultor de Engenharia Industrial / QSMA o "O ACIDENTE DE TRABALHO PODE SER EVITADO" E HOMENAGEM RECONHECIDA AO SR. ENOCK JAIME DE MOURA como PIONEIRA DE INDÚSTRIA CEARENSE. 

Sugiro assistir os vídeos abaixo.

Postar um comentário