INVESTIGAÇÃO E ANALISE DE ACIDENTES




INVESTIGAÇÃO E ANALISE DE ACIDENTES
APRESENTAÇÃO:


Srs abaixo deixo um link de apresentação de um Trabalho que aborda o Tema: Investigação e Analise de Acidentes de meus alunos entre eles Engenheiros e Técnicos de Segurança de Trabalho do Curso de Aperfeiçoamento de Segurança do Trabalho Aplicado a Petróleo e Gás.

Comento:
Nesse trabalho abordamos um assunto polêmico que trata de se encontrar o que motivou um acidente onde há quem defenda uma causa única denominada causa raiz também há quem defenda as causas múltiplas que denomino de fundamentais que concorreram para o acontecimento do acidente.

Pessoalmente respeito ambas as opiniões mas como tenho que fazer partido fico com a posição da causa raiz onde se detalhamos em estudo apurado todas as evidências acredito que encontraremos só uma causa que motivou toda uma gama de eventos onde culminou a provocação finalmente da ocorrência do acidente.

E mais defendo que o "acidente de trabalho pode ser evitado então entra como justificativa a PERCEPÇÃO DE RISCO ATIVA pois acredito que o trabalhador nesse estado esteja antenado a tudo que acontece e institivamente formado esse hábito ele com certeza não se acidentará, não provocará acidentes a seus parceiros,nem a maquinas, nem ao processo e nem ao meio ambiente.

Abaixo deixo o link de video esse vídeo tem participação minha e de meus alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Segurança do Trabalho Aplicado a Petróleo e Gás e foi gravado nas dependências do CPQT - Centro de Pesquisa e Qualificação Tecnológica onde foi ministrado e coordenado esse curso promovido pelo PROMINP.

E mais agradeço aos alunos que se comportaram muito bem no desenvolvimento do tema. E como verão durante o vídeo é muito polêmico o assunto e numa discursão dessas implica em competência sobre o assunto, a curiosidade em observar detalhes e mais está desprendido o analista de qualquer influência que não seja a verdade e esteja no melhor do seu EU, bom senso e sintonia com seu próximo não como um oponente mas sintonizados num mesmo objetivo encontrar o que motivou o acidente e propor medidas e meios de prevenção para que o acidente investigado não volte a acontecer.

Link do vídeo abaixo a apresentação:
http://m.youtube.com/watch?v=yVg_e_D7Y8w

Eng° José Vilmar
Consultor SÊNIOR / ELETROMECÂNICA / QSMA
http://engjosevilmar9.wix.com/eletromecamica-qsma
br.linkedin.com/pub/josé-vilmar/35/4/924/
https://www.facebook.com/gestorQSMA
http://engjosevilmar.blogspot.com.br/
Skype: engjosevilmar
Cel.: 85 99475695

Comentários

DESTAQUES

LEGISLAÇÃO: TOMADA E PLUG DE TRÊS PINOS

DINÂMICA SIMULAÇÃO TRABALHO EM ESPAÇO CONFINADO

UTE - A GÁS Ciclos BRAYTON / RANKINE Aberto X Combinado

POLARIZAÇÃO DE TOMADAS E PLUGS DE TRÊS PINOS

HAZOP Estudos dos perigos e Operabilidade

CURSO OPERADOR DE GUINCHO DE COLUNA

EXPANSÃO TUBOS CALDEIRA