domingo, 29 de maio de 2016

CORES FIAÇÃO ELÉTRICA

CORES DA FIAÇÃO ELÉTRICA

Srs outra informação básica que deve dominar o profissional que atua em INSTALAÇÕES ELÉTRICAS é ter o seguro e consciente conhecimento da codificação das cores que são utilizadas para identificar os fios que manipulam durante sua execução de suas tarefas.

Não podem de forma alguma deixar de conhecer e identificar os fios: Fases [R,S,T e/ou U, V, W] demais cores que não sejam  VD(verde) como Fio TERRA [PE ], AZ(azul) como Fio NEUTRO [N] e Bicolor VD(verde)+AM (amarelo) como Fio Neutro Aterrado [PEN].

A NBR 5410 orienta essa codificação que tem de ser de CONSCIENTE CONHECIMENTO do profissional que lida com serviços de eletricidade.

ALERTO:
1. A troca desses fios podem ser motivo de FATALIDADE há registros de vários acidentes com morte o que aviso é com eletricidade não tem bom ela é  invisível acredite pode está ali e a forma hoje que se utiliza para identificar sua presença ėpoca o detentor de tensão.

2. Cuidado amigos se o circuito estiver energizado a tensão presente é perigo e não existirá  carga se máquina, equipamento ou tomada  não estiver em uso sendo a corrente consequemente nula agora não toque na parte viva de uma fiação que você se tornará carga e sugirá a corrente com toda sua intensidade provocando o choque elétrico e as consequências são danosas provocando de simples susto passando por queimaduras e até a eletrocussão que é a morte provocada por choque elétrico.



Eng° José Vilmar
Consultor SÊNIOR / ELETROMECÂNICA / QSMA
http://engjosevilmar9.wix.com/eletromecamica-qsma
https://br.linkedin.com/in/josé-vilmar-92400435
https://www.facebook.com/gestorQSMA
http://engjosevilmar.blogspot.com.br/
Skype: engjosevilmar
Cel.: 85 999475695


Postar um comentário