CORES FIAÇÃO ELÉTRICA

CORES DA FIAÇÃO ELÉTRICA

Srs total atenção na informação básica que deve dominar o profissional que atua em INSTALAÇÕES ELÉTRICAS é está seguro e consciente do conhecimento da codificação das cores que são utilizadas para identificar os fios que manipulam durante sua execução das instalações elétricas. Não podem de forma alguma deixar de conhecer e identificar: 

■ Fio TERRA [PE ]

□ Cor VD (verde)


■ Fio NEUTRO [N];

□ Cor AZ(azul)


■ Fio Neutro Aterrado [PEN];

□ Cor Bicolor VD(verde)+AM (amarelo) 


■ Fios fases [R,S,T e/ou U, V, W];

□ Use demais cores que não foram especificadas para os fios Fio TERRA [PE ], Fio NEUTRO [N] e Fio Neutro Aterrado [PEN].


A NBR 5410 orienta essa codificação de cores para os fios, que tem de ser do CONHECIMENTO do profissional que lida com serviços com eletricidade ativando aassim a sua percepção de se sofrer e/ou se envolver de alguma forma com risco do choque elétrico causado pelo tensão elétrica que o perigo e está invisível mas pode está presente ou não.

ALERTA:
1. A troca desses fios podem ser motivo de FATALIDADE há registros de vários acidentes com morte, o que aviso com eletricidade não se brinca e tem bom ela é  invisível acredite, pode está ali, você não ver e a forma hoje que se utiliza para identificar sua presença ė o detentor de tensão.

2. Cuidado com equipamentos, plugs e tomada amigos seja qual for seu cenário de trabalho com eletricidade se o circuito estiver energizado a tensão estará presente que é o perigo,

3. Cuidado jamais  toque na parte viva tensão elétrica presente numa fiação pois você se tornará a carga e sugirá a corrente com toda sua intensidade fazendo que o choque elétrico  aconteça e as consequências serão danosas provocando de simples susto, passando por queimaduras e até a eletrocussão que é a morte provocada por choque elétrico.




Eng° José Vilmar
Consultor SÊNIOR / ELETROMECÂNICA / QSMA
http://engjosevilmar9.wix.com/eletromecamica-qsma
https://br.linkedin.com/in/josé-vilmar-92400435
https://www.facebook.com/gestorQSMA
http://engjosevilmar.blogspot.com.br/
Skype: engjosevilmar
Cel.: 85 999475695


Comentários

DESTAQUES

LEGISLAÇÃO: TOMADA E PLUG DE TRÊS PINOS

DINÂMICA SIMULAÇÃO TRABALHO EM ESPAÇO CONFINADO

POLARIZAÇÃO DE TOMADAS E PLUGS DE TRÊS PINOS

UTE - A GÁS Ciclos BRAYTON / RANKINE Aberto X Combinado

HAZOP Estudos dos perigos e Operabilidade

EXPANSÃO TUBOS CALDEIRA

CURSO OPERADOR DE GUINCHO DE COLUNA