sábado, 20 de agosto de 2016

ENTENDIMENTO COMO SE FORMA A PRESSÃO NO INTERIOR DE UMA CALDEIRA

ENGENHARIA
ENTENDENDO A UNIDADE DE PRESSÃO



Também tem como foco esse artigo dar o entendimento como se forma a pressão no interior de uma caldeira tipo Flamutubular e constatará que a pressão no interior da caldeira surgi pela expansão do vapor que esta confinado no volume físico da caldeira.
Entāo o grande volume de expansão do vapor e forçado a ficar comprimido pelo volume físico da caldeira limitado pelo seu costado, superfície externa dos tubos de gases quentes e seus espelhos.


P = F/A
Onde:
P = Pressão [Kgf/cm2], [PSI] [Lbf/in2], [mca]
F = Força [Kgf], [lbf],
A= Área [cm2], [in2],

Exemplos de pressão:
1 Kgf/cm2 = 14,223351 PSI[Lbf/in2]
1 Kgf/cm2 = 10mca
1 PSI =           0,070307 Kgf/cm2
1 mca =         0.1 Kgf/cm2

OBS:
PSI[Lbf/in2]
P [Libra] Lê libra força
S [Square] Lê quadrada
I [Inch] Lê polegada


ENTENDIMENTOS:
1. Uma força é uma grandeza vetorial que tem direção, modulo e sentido.

2. Já no caso no interior da caldeira  a força que incide sobre todos os pontos internos da caldeira seja compreendido pela ação do vapor por que originou-se da água que passou do estado físico para o estado gasoso [vapor] e dentro de um espaço limitado pelo costado da caldeira, espelhos e superfície dos tubos gases quentes teve que expandir-se e ficando esse vapor comprimido empurra [faz a mesma intensidade de força] sobre toda superfície interna da chaparia do costado, espelhos e superfície externa dos tubos de gases quentes.

3. Essa  força originada da expansão do vapor no sentido empurrando para fora que vai gerar uma tensão interna [Kgf/cm2] sobre chaparia lado interno da caldeira e como sobre os tubos de gases lado da agua.

4. Essa Tensão interna [Kgf/cm2] gerado do vapor vai incidir sobre toda a chaparia pelo lado interno da caldeira e consequentemente o matéria da chaparia e paredes dos tubos tem que ter uma tensão admissível  [Kgf/cm2] muito maior que a Tensão interna [Kgf/cm2] gerado do vapor.

5. Então nesse entendimento é que a ASME, Divisão 1, Secção VIII classifica no caso das caldeiras produzidas na METALCONE e assim como a concorrência classifica as chapas ASTM A 285 GR C, ASTM A 516 GR 60.



OUTROS ENTENDIMENTOS:
Outros entendimentos de pressāo tem haver com a pressão atmosférica vem da celebre experiência de Torricelli que conclui que a nível di mar a pressão é um 1atm = 1bar = 1Kgf/cm2.
1. Fato é que Torricelli conclui que aproximadamente 1atm = 1bar = 1Kgf/cm2 é igual a 760 mmHg nesse raciocínio é que 10 mca = 1 Kgf/cm2.

Ex.: Das Caixas d’águas
Amigos quando olharem para uma caixa d’água e essa caixa d’água estiver a 40m de altura no nível do chão a pressão da agua será 4 Kgf/cm2. Se for 10m de altura a pressão ao nivel do chão será 1 Kgf/cm2.
2. Não esquecer que a formula abaixo:
Pabs = Patm + Pman
Onde:
Pabs [ Pressāo absoluta]
Patm [Pressão atmosférica]
Pman [Pressão manométrica]

0BS:
A Leitura que se faz no manômetro é o que chamamos pressão  manométrica.


ORIENTO AOS PROFISSIONAIS DA INDUSTRIA E QUEM PRECISE DESSE ENTENDIMENTO DE QUE LEIA COM ATENÇÃO ESSE ARTIGO EMBORA SEJA PRESSÃO UM UNIDADE BASICA E MUITA MAS PODE SER DÚVIDAS PARA ALGUÉM.


https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Bar%C3%B3metro





Fortaleza CE, 19 de Agosto de 2016

Eng° José Vilmar Pinto de Sousa
Consultor SÊNIOR / ELETROMECÂNICA / QSMA
Engenheiro de Segurança do Trabalho
Engenheiro de Controle e Automação Industrial
CREA 8365 Registro Nacional: 060460684-2
E-mail: engjosevilmar@hotmail.com
http://www.engjosevilmar9.wix.com/eletromecanica-qsma
http://engjosevilmar.blogspot.com.br/
https://br.linkedin.com/in/josé-vilmar-92400435
Skype: engjosevilmar
Cel.: 85 999475695






Postar um comentário