quarta-feira, 12 de outubro de 2016

DIFERENCIANDO: GLP X GN

ENGENHARIA
DIFERENCIANDO GLP x GN

Srs ainda para muitos é confuso não sabem diferenciar GLP Gás Liquefeito de Petróleo de GN Gás Natural nesse artigo esclareço e tiro as dúvidas:

GLP – Gás Liquefeito de Petróleo
Esse gás tem origem em nas refinarias pelo processo fracionado de destilação do petróleo é produzido no topo da torre de destilação do petróleo.

Os constituintes mais importantes do GLP são:
Propano  (C3H8);  propeno  (C3H6);  isobutano  (C4H10);  n-butano (C4H10); e buteno (C4H8).  O  poder  calorífico  do  propano  é de 49.952 kJ/kg (11.934 kcal/kg) enquanto o do butano é de 49.255 kJ/kg (11.767 kcal/kg).

Os componentes do GLP podem ser comercializados separadamente como propano e propeno, butanos e butenos. A queima do GLP é limpa, comparada aos combustíveis mais pesados, com reduzido  nível  de  emissão  de  particulados,  SOx  e  NOx.  Produz também baixo  nível  de  emissões  de  CO2  por  sua  alta  proporção  Hidrogênio/Carbono.

GN – Gás Natural
O gás natural é um combustível fóssil que se encontra na natureza, associado ou não ao petróleo, formado por hidrocarbonetos com predominância de metano, e à temperatura ambiente e pressão atmosférica permanece em estado gasoso.

Não segue nenhum processo de transformação, tal como é encontrado na natureza é distribuído, sendo apenas odorizado com um cheiro característico reconhecido pelo cliente como cheiro de gás.
Valores para Gás Natural referidos nas seguintes condições:
Poder Calorífico Superior : 9.400 Kcal/m³
Temperatura = 293,15º K (20º C)
Pressão = 101.325 Pa (1 atm)

ALERTA:
1. Em termos de trabalho com gás seja ele GLP e/ou GN requer profissionais capacitados visto o risco de explosões e desencadeamento de incêndios.

2. Na aplicação como combustível de queima em caldeira é sem duvidas e disparado como mais simplificado o processo dispensa fornalhas externas como em caldeiras de combustíveis sólidos e todos os conhecidos aparatos de filtros ciclones e lavadores de gases.

ATENÇÃO
ALERTO PARA QUE TRABALHADORES NÃO TREINADOS NÃO SE ENVOLVA EM AVENTURA DE TRABALHAR COM INSTALAÇÃO, MANUTENÇÃO E OPERAÇĀO DE GÁS SEJA GLP E/OU GN SEM A DEVIDA PREPARAÇĀO E OBSERVAÇÃO DAS NORMAS VIGENTES

http://www.tecvalreformas.com.br/o-que-e-o-gas-natural/diferenca-entre-o-gn-e-glp/

http://m.suapesquisa.com/o_que_e/gas_natural.htm


Fortaleza CE, 12 de Outubro de 2016
Eng° José Vilmar Pinto de Sousa
Consultor SÊNIOR / ELETROMECÂNICA / QSMA
Engenheiro Mecânico
Engenheiro de Segurança do Trabalho
Engenheiro de Controle e Automação Industrial
CREA 8365 Registro Nacional: 060460684-2
E-mail: engjosevilmar@hotmail.com
http://www.engjosevilmar9.wix.com/eletromecanica-qsma
http://engjosevilmar.blogspot.com.br/
https://br.linkedin.com/in/josé-vilmar-92400435
Skype: engjosevilmar
Cel.: 85 999475695

Postar um comentário