TH - TESTE HIDROSTÁTICO

CONSULTORIA DE ENGENHARIA INDUSTRIAL
CONSULTOR SÊNIOR DE ELETROMECÂNICA/QSMA
ORIENTAÇÃO SOBRE O TH – TESTE HIDROSTÁTICO EM CALDEIRAS E/OU VASOS DE PRESSÃI EM OBSERVANCIA A NR 13.


Srs REFORÇO E ALERTO PARA O TH – TESTE HIDRÓSTÁTICO EM OBSERVANCIA A NR 13.4.4.3

NR 13.4.4.3  As  caldeiras  devem  obrigatoriamente  ser  submetidas  a  Teste  Hidrostático  -  TH  em  sua  fase  de  fabricação,  com comprovação  por  meio  de  laudo  assinado  por  PH,  e  ter  o  valor  da  pressão  de  teste  afixado  em  sua  placa  de  identificação.
NR 13.4.4.3.1  Na  falta  de  comprovação  documental  de  que  o  Teste  Hidrostático  -  TH  tenha  sido  realizado  na  fase  de fabricação,  se  aplicará  o  disposto  a  seguir:
a)  para  equipamentos  fabricados  ou  importados  a  partir  da  vigência  desta  NR,  o  TH  deve  ser  feito  durante  a  inspeção  de segurança  inicial;
b)  para  equipamentos  em  operação  antes  da  vigência  desta  NR,  a  critério  do  PH,  o  TH  deve  ser  realizado  na  próxima inspeção  de  segurança  periódica.

ESCLATECIMENTOS SOBRE THs TESTES HIDROSTÁTICOS
O QUE É UM TESTE HIDROSTÁTICO?
Testes hidrostáticos (THs) ou testes de pressão são aplicados  em  vasos de pressão e a outros equipamentos industriais pressurizados como  tanques ou tubulações é um tipo de teste de pressão com fluido incompressível, executado com o objetivo de avaliar a integridade estrutural dos equipamentos e o rearranjo de possíveis tensões residuais, de acordo
com o código de projeto.
E entenda -se integridade estrutural o conjunto de propriedades e características físicas necessárias para que um
equipamento ou item desempenhe com segurança e eficiência as funções para as quais foi projetado.
São realizados com  os equipamentos fora  de serviço,  através de sua pressurização com  água (teste hidrostático), normalmente na ordem de 1,5 vezes a PMTA. Simula-se então uma  condição operacional  mais rigorosa, objetivando a garantia de que em  serviço normal (a pressões mais baixas) não ocorrerão falhas estruturais ou até vazamentos, haja visto, que verificar usa-se o teste de estanqueidade.
Oobservando que Teste de estanqueidade ­é um tipo de teste de pressão realizado com a finalidade de atestar a capacidade de
retenção de fluido, sem vazamentos, em equipamentos, tubulações e suas conexões, antes de sua entrada
ou reentrada em operação.
E que na minha vivência já é suficiente usar a pressão operacional da caldeira para verificar o status da estanqueidade.

ASPECTOS LEGAIS DO TH NO BRASIL
A NR-13 exige a aplicação  de THs  periódicos em  todos os equipamentos classificados  como  vasos de pressão, sempre que o produto da pressão máxima operacional (em  kPa) pelo seu volume (em m3) seja igual ou superior a 8. Em  função da classificação  pelo produto da pressão pelo volume, a freqüência de THs é definida.

VANTAGENS E DESVANTAGENS
Podem  “a priori” ser citados como “possíveis” vantagens e desvantagens da aplicação dos THs  em  vasos de pressão, os seguintes aspectos:
■ VANTAGENS:
□ Determinante para verificar a integridade estrutural o equipamento;
□ Confirmação do estado  de integridade e  capacidade de resistir às condições operacionais normais, no momento de sua realização;
□ Alívio de tensões residuais de soldagem  de modo a que a estrutura testada funcione mais “relaxada”.
■ DESVANTAGENS: 
□ Possibilidade até de destruição do equipamento, já na aplicação;
□ Possibilidade de  danos a solicitações  mecânicas muito superiores às operacionais normais.

O QUE DETERMINA A ASME SOBRE THs?
Os THs definidos pelo ASME são caracterizados como  prova de carga que solicita os vasos de pressão em  tensões superiores  às tensões estabelecidas nas condições de projeto, sendo realizados  através da aplicação  de  uma pressão hidrostática, geralmente utilizando a água como  fluido de pressurização.
Espera-se que com  a sobrevivência do equipamento a esta pressão elevada do TH, o mesmo esteja apto  a desempenhar sua função operacional com  segurança, sob  condições  menos severas. Os THs são obrigatórios após a conclusão da fabricação de Caldeiras e de Vasos de Pressão e demais equipamentos que enquadre a NR 13 com expedição de laudo do TH expedido por PH.


ORIENTAÇĀO
Fato é que TH nāo pode ser feito na marra ou exagerar e botar uma pressāo excessiva muito superior a 1,5 vezes a PMTA, se leram com calma, aí vocês já podem é até destruir o equipamento, CALDEIRA E/OU VASO DE PRESSÃO.
Na teimosia vocês podem dizer, eu já faço na marra há muito tempo e tem dado certo,  amigos nāo é bem assim, pois, veja o ditado, quem entorta a boca do fumador de cachimbo é o próprio tempo que o fumante faz que ele fuma cachimbo! Agora pergunte a ele se queria ter ficado com a boca torta?
Também é preciso que o MANOMETRO DO TESTE HIDROSTÁTICO ESTEJA COM SUA CALIBRAÇÃO AFERIDA EM DIAS E CONFORME AO PADRÃO RBC Rede Brasileira de Calibração desse exposto já se percebe o risco que se corre.

ALERTO TH É COISA SÉRIA CONCLAMO QUE TENHAM CUIDADO NA SUA EXECUÇÃO, FIQUEM ESPERTOS E ATENTOS DE COMO REAGI A CALDEIRA E/OU VASO DE PRESSÃO QUANDO SUBMETIDO AO TH nunca meta pau e já eleve a pressão logo de uma só vez para os 1,5 PMTA.
ORIENTO FAZEREM POR ETAPAS:
1°. FASE DE PRESSURIZACÃO
Proceda elevando a pressāo para 1/3 de 1,5PMTA, dê um tempo de observação de 15minutos, carregue de mais 1/3 torne a observar 15minutos e por último os restantes de 1/3 que estava faltando e espere 15minutos.
2°. FASE DE DESPRESSURIZAÇĀO
Proceda fazendo o mesmo comportamento agora rebaixando a pressāo.
OBS:
Informo que a grande maioria dos profissionais tem experiência com Caldeiras FLAMOTUBULARES que não passam a PMTA de 12Kgf/cm2, também  tenho que os informar que trabalhei em caldeiras AGUATUBULARES onde a PMTA vão de 25 a 172Kgf/cm2 ou mais onde requer muito cuidado com o TH, realizado em estágios de pressão, intercalados dos períodos de espera onde sāo utilizados para INSPEÇÃO E ESTABILIZAÇĀO DE PRESSÃO estou postando gráfico de acompanhamento de TH em caldeira onde todo rigor é observado onde estão bem definidos tempo de pressurização, estabilizaçāo de pressão, inspeção e despressurização.

ATENÇĀO QUALQUER NĀO CONFORMIDADE IDENTIFICADA, ABORTAR TH:
□ OBSERVANDO QUE SE TRATA DE UM TESTE QUE PODE ATÉ DESTRUIR O EQUIPAMENTO EM TESTE.
□ TAMBÉM A ÁREA E LIMITES, ONDE ESTEJA SENDO REALIZADOS O TH, SEJA DEMARCADA A ÁREA
□ E SINALIZADA DA OCORRÊNCIA DO EVENTO POIS NÃO DEIXA DE SER UMA ÁREA DE RISCO.

RESPONSABILIDADE:
Lembro que pela NR 13.4.4.3  As  caldeiras  devem  obrigatoriamente  ser  submetidas  a  Teste  Hidrostático  -  TH  em  sua  fase  de  fabricação,  com comprovação  por  meio  de  laudo  assinado  por  PH,  e  ter  o  valor  da  pressão  de  teste  afixado  em  sua  placa  de  identificação.
SRS PROCEDAM COMO ORIENTEI EM SEGUIDA O SUPERVISOR QUE ACOMPANHAR O TH – TESTE HIDROSTÁTICO FAÇA A FOTO DATADA DA PRESSÃO TH DE 1,5 A PMTA DO MANOMETRO UTILIZADO E REFORÇO NĀO CARECE SER MAIOR DO QUE EXIGE BOTAR 1,5PMTA.

LAUDO DO TESTE HIDROSTÁTICO
A NR 13 EXIGI O LAUDO DO TESTE HIDRISTÁTICO, faça referencia a identificação da caldeira, especificando modelo/vazão de vapor/PMTA/anexe a foto COMO comprovante da realização do TH, nome do cliente data e horário que foi realizado, inspecionado e validado pelo PH com sua assinatura e carimbo.

Fortaleza CE, 21 de Fevereiro de 2017
Eng° José Vilmar Pinto de Sousa
Consultor SÊNIOR / ELETROMECÂNICA / QSMA
Engenheiro Mecânico
Engenheiro de Segurança do Trabalho
Engenheiro de Controle e Automação Industrial
CREA 8365 Registro Nacional: 060460684-2
E-mail: engjosevilmar@hotmail.com
http://www.engjosevilmar9.wix.com/eletromecanica-qsma
http://engjosevilmar.blogspot.com.br/
https://br.linkedin.com/in/josé-vilmar-92400435
Skype: engjosevilmar
Cel.: 85 999475695


Comentários

DESTAQUES

LEGISLAÇÃO: TOMADA E PLUG DE TRÊS PINOS

HAZOP Estudos dos perigos e Operabilidade

DINÂMICA SIMULAÇÃO TRABALHO EM ESPAÇO CONFINADO

EXPANSÃO TUBOS CALDEIRA

POLARIZAÇÃO DE TOMADAS E PLUGS DE TRÊS PINOS

UTE - A GÁS Ciclos BRAYTON / RANKINE Aberto X Combinado

CURSO OPERADOR DE GUINCHO DE COLUNA