COP 19 X CARVÃO MINERAL

CONFERÊNCIA DA ONU SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Varsóvia, Novembro 2013,  COP 19 x Carvão Mineral

Srs.
Não se pode negar pelo senso do discernimento entre o que é certo e errado que países que fazem opção pelo Matriz Energética à Base de Fósseis e tendo o CARVÃO MINERAL como principal representante dos fósseis aplicáveis a GERAÇÃO DE ENERGIA estão brutamente equivocados.

Comento:
A admiração é que países poderosos ainda insistem na permanência em Gerar energia a partir de fósseis a contra ponto a política ambiental a Geração de Energia Limpa. Gente para os que não estão ainda informados da combustão do carvão mineral, ele produz os poluentes SO2, NO2, NO, CO2, CO e particulado quando de sua combustão.

Também é justo informar que já existem equipamentos modernismos que tratam a FUMAÇA que minimizam a taxa de emissão desses poluentes a valores controlados como possíveis para emissão no meio ambiente, pois, utilizam de tecnologias de retenções para esse fim onde equipamentos especiais tratam a fumaça, cito queimadores especiais tipo baixo teor de NOx, Instalação do OFA e Instalação do SCR que tratam o NO e o NO2.
E com respeito ao SO2 que é o precursor de ácido sulfúrico a sua presença na natureza dar origem a chuva ácida com impacto adverso sobre o ecossistema, pode produzir a acidez da água e do solo e, portanto, alterando esses ciclos de vida estabelecidos, também o SO2 pode ser prejudicial à saúde humana provocando uma gama de doenças respiratórias.
No caso remoção do SO2 a tecnologia usada é o FGD em dois processos mundialmente conhecidos seja o úmido onde a lama do calcário é utilizado para neutralizar o SO2, formando o gesso e processo seco com cal virgem, neste processo, a lama concentrada de cal é injetada no gás de processo para reagir e remover o SO2 formando como subproduto uma mistura de sulfito e sulfato de cálcio.
E sei que existe ainda existe possibilidades de estudos da combustão do carvão mineral para anular seus poluentes. Não sou a favor da energia surja e, que não acredito que alguém seja a favor, sabemos nós que existem são altíssimos interesses econômicos. Agora de uma coisa todos sabem todos, matando a mãe natureza matamos nós nossa própria vida.
Precisava deixar bem claro essa situação da combustão do carvão, frente a termelétricas a carvão mineral que recentemente se estabeleceram no norte e nordeste o Brasil. Cabe ressaltar que no BRASIL nossa natureza nos induz ao estimulo da matriz energética hídrica, eólica, solar e de geração energia elétrica a partir dos combustíveis renováveis.
NO BRASIL TEMOS POTENCIAIS INESGOTÁVEIS PARA PRODUZIR ENERGIA ELÉTRICA LIMPA, ACREDITO QUE A POLITICA AMBIENTAL CORRETA SEJA A QUE CONSIGA A HARMONIA  ENTRE O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, SOCIAL E AMBIENTAL.
A VERDADE É QUE NÃO É INTELIGENTE DO SER HUMANO QUE SE RENDA A INTERESSES ECONÔMICOS PRÓPRIOS DE CAPITALISMO QUE FIQUE DESENFREADO SEM RÉDEAS E QUE VENHA NO FUTURO PRÓXIMO GERAR UM CUSTO MUITÍSSIMO ALTO QUE NOS CUSTEM A PRÓXIMA VIDA.
SRS. PRECISAMOS ESTAR INFORMADOS E SERMOS PONDERADOS E SENSATOS NO NOSSO JULGAMENTO E MAIS HÁ ESTUDOS DO IPCC - PAINEL INTERGOVERNAMENTAL DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS, REFORÇOU O CONSENSO QUE 95% DE QUE A ATIVIDADE HUMANA – ESPECIALMENTE A QUEIMA DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS É A PRINCIPAL CAUSADORA DO AQUECIMENTO GLOBAL.

VER LINK:


Comentários

DESTAQUES

LEGISLAÇÃO: TOMADA E PLUG DE TRÊS PINOS

UTE - A GÁS Ciclos BRAYTON / RANKINE Aberto X Combinado

DINÂMICA SIMULAÇÃO TRABALHO EM ESPAÇO CONFINADO

POLARIZAÇÃO DE TOMADAS E PLUGS DE TRÊS PINOS

EXPANSÃO TUBOS CALDEIRA

CURSO OPERADOR DE GUINCHO DE COLUNA

TH - TESTE HIDROSTÁTICO