SABE LER O PAQUIMETRO EM POLEGADAS?

ENGENHARIA
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL
[METROLOGIA INDUSTRIAL]

NA PROFISSÃO TEM ALGUNS MACETES:
Srs conto uma história ler paquímetro em polegada tipo 17/32", 31/64", 67/128" ou qualquer outra medida em polegada só olhando para o paquímetro sem gaguejar.

RESPOSTA:
Não é fácil ler o Paquímetro em Polegada sem Gaguejar pois na prática aprendi com o Mestre inspirador chamado Mestre Bernardo da ETFCE ele com uns 75/85 anos e EU 19anos já saindo Técnico em Mecânica de Maquinas pela ETFCE - Escola Técnica Federal do Ceará.

TÚNEL DO TEMPO:
Eu era bolsista do Laboratório de Maquinas /  Oficina Mecânica de Usinagem da ETFCE e fazia de tudo inclusive limpava o Torno Mecânico do Mestre Bernardo, oleava barramento e buscar café pra ele fazia os mandados dele tipo na guerra ele o Cavaleiro e EU seu Escudeiro.

Então um dia o Mestre num final de um expediente chamou-me em particular e me disse hoje eu vou lhe ensinar a ler paquímetro em polegada?

NOSSO DIÁLOGO:
E aí ele disse meu filho pegue ali o paquímetro?
■ EU] Fui lá onde ele guardava o paquímetro dele e fiquei de frente do birô.
□ ELE] Abra o paquímetro agora não passe de uma polegada.[Digo que você se entender a medida no tamanho de uma polegada  o resto das medidas entenderá tudo.]
■ EU] Abrir Mestre.
□ ELE] Veja os traços coincidentes na régua do paquímetro e no Vernier de polegadas.
■ EU] Pronto Mestre.
□ELE] Qual o traço do Vernier da polegada coincidiu com o traço da régua? E qual traço da régua está coincidente com o traço do Vernier da polegada?
■ EU] No vernier 6/128"(3/64") e na régua contando do 0 é o 7 traço.
□ ELE] Memorize o que leu?
■ EU] E agora?
□ ELE] Meu filho você acabou de botar no paquímetro 31/64"

MACETE:
1. Da  fração da polegada memorizada lida do Vernier de Polegada é preciso que não esqueça o número que está no numerador e o último algarismo que forma o número do denominador.

2. E não pode esquecer ou contar errado o número de traços do zero da polegada cheia até onde coincide traço da régua da polegada e traço da régua do Vernier.

3. Se conseguiu chegar mentalmente até aí já pode dizer a leitura sem gaguejar.

4. PARA DENOMINADOR
Leia assim mentalmente, mantenha na leitura que vai falar, sem gaguejar o mesmo número da fração do DENOMINADOR lida do Vernier  de Polegadas.

5. PARA DENOMINADOR
Agora para o NUMERADOR pegue o último algarismo do número do denominador da fração memorizada e multiplique pelo número de traços que também tem memorizado,  agora esse produto,  some com o numerador da fração do Vernier da Polegada e resultado dessa adição será o numerador, que você vai falar na leitura mantendo o denominador da fração memorizada do Vernier da Polegada.

OBS:
Posso afirmar como observou que extremamente fácil o processo mental da leitura, o difícil mesmo é só encontrar os traços coincidentes do Vernier da Polegada com o traço da Régua da Polegada.

PARABÉNS:
"SE ENTENDEU PASSOU A FIGURAR NUM GRUPO SELETO DE QUE CADA 10 QUE ACHA QUE SABE LER O PAQUÍMETRO EM POLEGADA,  NO MÁXIMO TRÊS EFETIVAMENTE CONSEGUEM LER RÁPIDO E SEM GAGUEJAR"

LINK FE VÍDEO EXPLICATIVO:
https://youtu.be/x1TLsCwV7Zg


Eng° José Vilmar
Consultor SÊNIOR / ELETROMECÂNICA / QSMA
http://engjosevilmar9.wix.com/eletromecamica-qsma
http://br.linkedin.com/pub/josé-vilmar/35/4/924/
https://www.facebook.com/gestorQSMA
http://engjosevilmar.blogspot.com.br/
Skype: engjosevilmar
Cel.: 85 9994756

Comentários

DESTAQUES

LEGISLAÇÃO: TOMADA E PLUG DE TRÊS PINOS

UTE - A GÁS Ciclos BRAYTON / RANKINE Aberto X Combinado

DINÂMICA SIMULAÇÃO TRABALHO EM ESPAÇO CONFINADO

POLARIZAÇÃO DE TOMADAS E PLUGS DE TRÊS PINOS

EXPANSÃO TUBOS CALDEIRA

HAZOP Estudos dos perigos e Operabilidade

ENTENDIMENTO: APLICAÇÃO E FUNCIONAMENTO INJETOR DAGUA DE CALDEIRA DE COMBUSTÍVEL SÓLIDO