PERCEPÇÃO DO RISCO
[CENÁRIO, PERIGO, RISCO, PROTEÇÃO]
EXPLICO PONTOS FORTES DE VIVÊNCIAS [CENÁRIO, PERIGO, RISCO, PROTEÇÃO]
Srs mais uma vez nesse vídeo falo da PERCEPÇÃO DO RISCO DO TRABALHADOR NOS SEUS CENÁRIOS DE TRABALHO como ferramenta de imunização desse trabalhador a não se envolver e/ou provocar acidentes.
COMENTO
Srs mais uma vez nesse vídeo falo da PERCEPÇÃO DO RISCO DO TRABALHADOR NOS SEUS CENÁRIOS DE TRABALHO como ferramenta de imunização desse trabalhador a não
1□ CENÁRIO
Cenário está associado ao local onde o trabalhador realiza sua atividade laboral ficando exposto a perigos que podem gerar riscos de acidentes com abrangências que pode envolver sua integridade física, a máquina e/ou equipamento, processo e meio ambiente.
AÇÃO: Mapeamento dos Cenários de trabalho que interagi o trabalhador,
2□ PERIGO
Perigo é uma condição ou um conjunto de circunstâncias que têm o potencial de causar ou contribuir para uma lesão ou morte É uma situação existente no cenário de trabalho que o trabalhador corre grandes riscos de vir acidentar-se.
AÇAO: dos perigos existentes dos cenários de trabalho onde interagi o trabalhador.
3□ RISCO
Risco é a probabilidade ou possibilidade de lesão ou morte do trabalhador a se envolver com o perigo configurando-se assim o acidente de trabalho.
AÇÃO: Identificação dos riscos de cada perigo identificado que estão presentes nos cenários de trabalho que interagi o trabalhador.
4□ PROTEÇÃO
Entende-se por prevenção quando o trabalhador com sua percepção de risco ativa tem o comportamental em tomar atitudes de não se envolver com o perigo que gera o risco dele vir acidentar-se alcançando este estágio também tem esse trabalhador de prevenção da utilização do EPIs e/ou EPCs nos cenários de trabalho onde interagi.
CONCLUSÃO:
Concluído as três fases identificados CENÁRIOS, PERIGOS, RISCOS das atividades laboral do cotidiano do trabalhador, alcançamos a percepção do risco desse trabalhador, nesse estágio ele terá atitude[s] assim como escolha dos EPIs e/ou EPCs convenientes a sua atividade consequente imunizando-se a envolver-se e/ou provocar acidentes.
Itapajé CE, 11/07/2023
Eng° José Vilmar Pinto de Sousa
Consultor SÊNIOR / ELETROMECÂNICA / QSMA
Engenheiro Mecânico
Engenheiro de Segurança do Trabalho
Especialista em Controle e Automação Industrial
CREA 8365 Registro 060460684-2
E-mail: engjosevilmar@hotmail.com
Skype: engjosevilmar
Cel/Whatsapp.: 85 999475695

Comentários

DESTAQUES

LEGISLAÇÃO: TOMADA E PLUG DE TRÊS PINOS

UTE - A GÁS Ciclos BRAYTON / RANKINE Aberto X Combinado

DINÂMICA SIMULAÇÃO TRABALHO EM ESPAÇO CONFINADO

POLARIZAÇÃO DE TOMADAS E PLUGS DE TRÊS PINOS

CURSO OPERADOR DE GUINCHO DE COLUNA

EXPANSÃO TUBOS CALDEIRA

HAZOP Estudos dos perigos e Operabilidade