POP T x POP G




DIFERENCIANDO:
POP T X POP G

Srs.
Essa publicação do POP T orienta passo-a-passo como fazer um procedimento operacional para a execução de uma tarefa, e não confundam com Procedimento Gerencial. Uma forma de diferençar o POP T é operativo lembre a execução própria do que se faz com as mãos e POP G é gerencial são diretrizes gerenciais.

Comento:
Essas expressões “POP T” e “POP G” são de minha autoria cheguei a esse entendimento pela necessidade e vivencia pratica, pois, são dois propósitos diferentes o POP T e o POP G é comum ver jovens engenheiros e técnicos confundirem esses termos, na minha forma pessoal que filtrei durante esses anos de trabalho, e sugiro aos colegas que façam essa diferença que proponho.

ACREDITEM TODAS AS TARFEFAS IMPERATIVAMENTE PRECISAM SER EXECUTADAS POR PROCEDIMENTO OPERATIVO OPERACIONAL DE TAREFA, VEJAM O QUE ORIENTO ABAIXO:
1° POP T ESCRITOS:
Sugiro para aquelas tarefas complexas de execução, sejam aquelas mais especificas que requeiram mais atenção e que possam impactar no processo e, ou na segurança do trabalhador e meio ambiente e outros aspectos que justifiquem escrever seu passo-a-passo.

2° POP T MENTAIS:
Tem aplicação para todas outras tarefas que não estão escritos geralmente sem tanta complexidade e que inclui a mais simples, mas que terão que ser executadas pelos mesmos passo-a-passo das escritas agora procedendo mentalmente seu passo-a-passo.

Nota:
A grade básica de escrever o POP T observe o seguinte roteiro abaixo com a possibilidade de rodar sempre o PDCA checando se não há "não conformidades" a corrigir:
1° ETAPA:
P [PLAN] =PLANEJAMENTO
1.       Nome da tarefa.
2.       Resultados esperados.
3.       Materiais necessários.
4.       Preparação.
2° ETAPA:
D [DO] = [FAZER] = EXECUÇÃO
5.       Executar as atividades da tarefa.
3° ETAPA:
C [CHECK LIST] = VERIFICAÇÕES
6.       Verificações das atividades executadas.
4° ETAPA:
A [ACTION] = ATUAR
7.       Atuar corrigindo não conformidades detectadas na verificação.
8.       Assinatura dos executantes como treinados e capacitados no POP T.



ALERTA:
NÃO CONFUNDAM POP T como POP G, colegas, amigos, meus alunos de CEFET e CENTEC hoje muitos como já engenheiros e técnicos experientes não confundam com Procedimento Gerencial. Uma forma de diferençar o POP T é operativo lembre a execução própria do que se faz com as mãos e POP G é gerencial são diretrizes gerenciais.

DEIXO UMA GRADE DE POP T como sugestão e, esses termos POP T e POP G que criei é resultado desse aprendizado ao longo desses anos trabalhando em empresas regularizadas de carteira CTPS e em TRECHOS de obras onde posso comparar a tantas culturas que convivem nesse canteiros de obras.

Lamento que muita gente não saiba diferençar procedimento operacional que chamo POP T de procedimento POP G que chamo procedimento gerencial.
A grade de apresentação do procedimento gerencial não roda o PDCA e sim estabelece diretrizes de politicas administrativas tem macro abrangência e detalha vários pontos que seja necessário como disse não tem uma grade básica como no procedimento operacional padrão de tarefa, no entanto se começa sua elaboração observando a sequência de pontos abaixo:
1.       Nome do POP G
2.       Introdução
3.       Objetivos
4.       Gestão
5.       Normas
6.       Anexos
7.       Matriz de responsabilidades

A cada situação o roteiro acima pode acrescentar mais tópicos que conforme a necessidade gerencial do que se proponha no procedimento.

Comentários

DESTAQUES

LEGISLAÇÃO: TOMADA E PLUG DE TRÊS PINOS

DINÂMICA SIMULAÇÃO TRABALHO EM ESPAÇO CONFINADO

HAZOP Estudos dos perigos e Operabilidade

POLARIZAÇÃO DE TOMADAS E PLUGS DE TRÊS PINOS

CURSO OPERADOR DE GUINCHO DE COLUNA

UTE - A GÁS Ciclos BRAYTON / RANKINE Aberto X Combinado

EXPANSÃO TUBOS CALDEIRA