Tecnologia de Geração de ENERGIA ELÉTRICA TENDO FONTE BÁSICA O CARVÃO MINERAL



Tecnologia de Geração de ENERGIA ELÉTRICA TENDO COMO FONTE BÁSICA O CARVÃO MINERAL






Srs.
Nesta publicação estou divulgando esse vídeo que não é de minha autoria consegui como nota de aulas em treinamento em geração de energia já divulgado no meu FACEBOOK como esclarecimento e mais educacional sobre essa tecnologia aos amigos do FACEBOOK dentre eles colegas engenheiros e ex-alunos meus do CEFET CE que me pediam explicações dessa TECNOLOGIA DE GERAÇÃO DE ENERGIA APARTIR DO CARVÃO amplamente do conhecimento em países que usam o carvão como fonte básica ainda não muito divulgado no BRASIL, pois, nossas fonte básica de geração de energia é hídrica.

Comentário.:
Esse vídeo trata do processo de Geração de energia elétrica tendo como fonte básica o carvão mineral, mostra todas as etapas desde a mineração, transporte para site da termelétrica, do pátio do site da termelétrica/Esteira transportadora/Moagem e já no prédio da caldeira onde se dar inicio o processo da combustão.
Detalha esse vídeo toda manipulação que sofre o carvão, como mineração, transporte, combustão, troca térmicas, tratamento ambiental da fumaça por equipamentos específicos e CEMS – Sistemas de Controle de Monitoramento Contínuo de Emissões garantindo a saída da fuligem que restou na chaminé para o meio ambiente a níveis permitidos pelas legislações ambientais.

Nota.:
1.A intenção da publicação deste vídeo colhido em notas de aulas de Treinamento de Transferência de tecnologia de produção de energia elétrica tendo como fonte básica o carvão é de esclarecimento de como é processado e tratado carvão, na apresentação visual já se entende essa tecnologia nova de produção de energia para quase totalidade dos brasileiros já que somos nós conhecedores da tecnologia de geração energia por hidrelétrica aqui predominante.

2. Informo que fui treinado na Tecnologia da Produção de Energia Elétrica apartir do Carvão Mineral realizado por Equipe de Especialistas da EDP - PORTUGAL, realizado no SITE - UTE ENERGIA PECEM CE e Visitas técnicas as Centrais Térmicas de Sines e Setúbal em Portugal.
Módulos:
1. Tecnologias de Produção de Energia.
2. Termodinâmica Aplicada as Centrais Termoelétricas.
3. Combustíveis e Combustão.
4. Química das Aguas.
5. Sistemas de Comando, Controle e Informação de Processo

3. Também informo que como engenheiro mecânico, engenheiro de segurança do trabalho e com nível de especialização em controle e automação industrial, faço pericia de funcionamento da malha de controle e automação de caldeira quanto as etapas de operação nas resposta de controle de entrada e saída de bombas de alimentação d'água, controle de pressão, controle de temperatura também verificação de pontos de ajustes de válvulas de segurança, rendimento, qualidade do vapor e aspectos combustão referindo-se as exigências das legislações ambientais legais.

 4. Finalizo aos colegas do YOUTUBE e FACEBOOK que tiverem dificuldade de abrir esse vídeo
http://youtu.be/aBrlmgUV5ts use o VLC media player.

Comentários

DESTAQUES

LEGISLAÇÃO: TOMADA E PLUG DE TRÊS PINOS

UTE - A GÁS Ciclos BRAYTON / RANKINE Aberto X Combinado

POLARIZAÇÃO DE TOMADAS E PLUGS DE TRÊS PINOS

DINÂMICA SIMULAÇÃO TRABALHO EM ESPAÇO CONFINADO

EXPANSÃO TUBOS CALDEIRA

CURSO OPERADOR DE GUINCHO DE COLUNA

HAZOP Estudos dos perigos e Operabilidade