BOAS PRÁTICAS NA OPERAÇÃO EM EMPILHADEIRAS


CONSULTOR SÊNIOR DE ELETROMECÂNICA /QSMA

AOS OPERADORES TORNO A AGRADECER A ATENÇÃO, PARTICIPAÇÃO E DESENPENHO AO LONGO DESSA NOSSA CONVIVÊNCIA DE ENSINAMENTOS E TROCA DE INFORMAÇÕES A BAIXO APROVEITANDO ESSA OPORTUNIDADE DO QUE VOCÊS POSTARÃO ESTOU TAMBÉM COMPATILHANDO DEIXANDO  ESSA ORIENTAÇÃO BÁSICA OP DE EMPILHADEIRAS
[BOAS PRÁTICAS E CUIDADOS NA CONDUÇÃO E NA EXECUÇÃO DO EMPILHAMENTO E DESEMPILHANDO COM EMPILHADEIRAS].

ALINHO AÍ A FUNDAMENTAÇÃO TECNOLÓGICA E VIVÊNCIAS QUE SE VEM APREDENDO E ENSINANDO AO LONGO DESSES ANOS EXPERIÊNCIA ADQUERIDA EM SITES DE EMPRESAS COM MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS E TRECHOS DE OBRAS DIRIA AÍ PELO MEIO DO MUNDO CIENTE QUE NUNCA SABEMOS TUDO MAS A CURIOSIDADE E DETERMINAÇÃO EM APRENDER NÓS MOVE A ALCANÇAR O SUCESSO NO QUE SOMOS COMO PROFISSIONAIS.

ESTAMOS A UMA SEMANA DO NATAL E QUASE INÍCIO DE 2020 DESEJO TODOS DA TREINANDOS QUE CONVIVEMOS NESSE 2019 UM FELIZ NATAL E VENTUROSO 2020.

ENG° JOSÉ VILMAR
ENGENHEIRO MECÂNICO
ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
ESPECIALISTA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
INSTRUTOR EDUCACIONAL NÍVEL SUPERIOR
[DISPONÍVEL]

ORIENTAÇÃO BÁSICA OP DE EMPILHADEIRAS
[BOAS PRÁTICAS E CUIDADOS NA CONDUÇÃO E NA EXECUÇÃO DO EMPILHAMENTO E DESEMPILHANDO COM EMPILHADEIRAS]

1. SUBA NA EMPILHADEIRA PELO LADO CERTO COLOQUE O CINTO DE SEGURANÇA SE AJUSTE AO BANCO DO OP DE EMPILHADEIRA COM RELAÇÃO AOS PEDAIS E ALAVANCAS DE CONTROLE, AJUSTE O RETROVISOR, LIGUE A EMPILHADIRA E VERIFIQUE A RESPOSTA DE PEDAIS, CONTROLES DE ALAVANCAS, SINAIS LUMINOSIS E SONOROS.
OBS:
FAZER O CHECK LIST NA EMPILHADEIRA [SÓ OPERAR A MESMA SE TODOS OS ITENS FOREM ATENDIDOS].

2. AVALIAR PESO E DIMENSÕES DA CARGA COM CAPACIDADE DA EMPILHADEIRA [EM ESPECIAL CONFERIR TABELA DE CARGA DA MESMA / CG / DIMENSÕES DO GARFO].

3. CONFIRME SE A CARGA ESTÁ DEVIDAMENTE ESTRECHADA LEMBRE QUE CARGA SOLTA PODE CAIR TENHA ESSE CUIDADO PARA PROSSEGUIR TANTO NO EMPILHAMENTO COMO DESIMPILHAMENTO.

4. FAZER APROXIMAÇÃO CONVENIENTE FRONTAL E CENTRADA COM CARGA PARA INICIAR A PEGA TANTO NO EMPILHAMENTO COMO DESEMPILHAMENTO GARFOS NIVELADOS COM O PLANO HORIZONTAL DO PALLET.

5. NA PEGA DA CARGA ESTÁ COMO A EMPILHADEIRA FIRMADA NO PISO ALAVANCA DE MARCHA NO NEUTRO E COM FREIO DE ESTACIONAMENTO ATIVADO.

6. A INTRODUÇÃO OU RETIRADA DO GARFO NO 1/2 VÃO DE ALTURA DO PALLET TEM QUE SER ENCAIXADO CENTRADO.

7. NÃO BATER E NEM ENCOSTAR NA PILHA DE CARGA E/OU PRATELEIRA BASTA APROXIMAR A EMPILHADEIRA O SUFICIENTE PARA POSICIONAR TODO COMPRIMENTO DE GARFOS SOB A CARGA.

8. NA APROXIMAÇÃO DA CARGA TANTO NO EMPILHAMENTO COMO DESEMPILHANDO FAÇA LENTAMENTE E DE FORMA CUIDADOSA VOCÊ CONSEGUE DOSANDO A ACELERAÇÃO E FREIO DE SERVIÇO SE ADESTRE NO CONTROLE DOS PEDAIS E ALAVANCAS DA EMPILHADEIRA.
OBS:
ALCANÇOU A APROXIMAÇÃO PARA EMPILHAMENTO OU DESEMPILHAMENTO SIMULTANEAMENTE COLOQUE A ALAVANCA DE MARCHA NA POSIÇÃO DE NEUTRO E ATIVE O FREIO DE ESTACIONAMENTO.

9. SEMPRE PARE A EMPILHADEIRA PARA FAZER O EMPILHAMENTO OU DESEMPILHAMENTO ASSIM COMO ELEVAR OU BAIXAR CARGA A IMOBILIDADE DA EMPILHADEIRA LHE DARÁ SEGURANÇA ENQUANTO POSICIONA E ARRUMA A CARGA.
OBS:
SEM A EMPILHADEIRA ESTÁ COM ALAVANCA DE MARCHA EM NEUTRO E O FREIO DE ESTACIONAMENTO ATIVADO UM DESCUIDO DO OPERADOR É POSSÍVEL ACONTECER ACIDENTES SER JOGADO A EMPILHADEIRA SOBRE A PILHA DE CARGA OU PRATELEIRA A OUTRO RISCO É RECUO DA EMPILHADEIRA RÁPIDO.

10. DEPOIS DA PEGA DA CARGA FEITO A RETIRADA DA PILHA INCLINE A CARGA UM POUCO PARA CIMA AJUDA DESLOCAR O CG DA MESMA FIRMANDO ESSA CARGA  NO BATEDOR GARFO DO MASTRO.

11. CONDUZA A CARGA BAIXA DE 30 A 40CM DO PISO VER O QUE TEM COMBINADO COM O SGI DA EMPRESA.

12. NÃO CORRA COM A EMPILHADEIRA VEJA A VELOCIDADE DEFINIDA PELA SEGURANÇA DO TRABALHO DA EMPRESA E SGI DA EMPRESA.

13. CONDUZA A CARGA SEMPRE EM MARCHA RÉ ESSA PRÁTICA LHE DARÁ MAIOR VISÃO DOS CENÁRIOS QUE LHE CERCAM NA OPERAÇÃO DA EMPILHADEIRA E NUMA FREIADA A CARGA SE FIRMA MAIS AINDA NO ENCOSTO DE CARGA NÓS GARFOS.

14. SE MATENHA CALMO, NÃO SE AFOBE CENTRE A SUA OBSERVAÇÃO DO QUE ESTÁ FAZENDO.

15. POLICIE SEU ESPAÇO DE DESLOCAMENTO VER LIMPEZA, NIVELAMENTO DO PISO, NÃO PODE TER ÓLEO DERRAMADO E OUTROS PERIGOS DO CENÁRIO DE TRABALHO ONDE ESTÁ OPERANDO A EMPILHADEIRA.

16. MANTENHA ATENÇÃO REDOBRADA NO QUE FAZ E NO QUE ACONTECE NAS SUAS VIZINHANÇAS NINGUÉM PODE ESTÁ SOB A CARGA E NEM DÊ CARONA A NINGUÉM.

17. NÃO SEJA E NEM SE EXAGERE COMO AUTOCONFIANTE ESSA PRÁTICA ESSA PRÁTICA LHE GARANTIRÁ A NÃO SE ENVOLVER A RISCOS DE ACIDENTES.

18. NUMA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA DE RISCO DE TOMBAMENTO DA EMPILHADEIRA USE PESO DO SEU CORPO PARA COMPENSAR A INCLINAÇÃO NÃO PULE JAMAIS DA EMPILHADEIRA.

19. NÃO ESTACIONE A EMPILHADEIRA EM PLANO INCLINADO E LARGUE A MESMA NESSE LUGAR MESMO COM O FREIO DE ESTACIONAMENTO ATIVADO.

20. NÃO ALTERE NADA NA EMPILHADEIRA FORÇANDO A MESMA PEGAR UM PESO MAIOR ALÉM DO QUE ELA FOI PROJETADA

21. SEJA CONSCIENTE E OBSERVE O QUE O ORIENTA A NR 11 - TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS LÁ EM NR 11.1.3 FAZ REFERÊNCIA A EMPILHADEIRAS E EM NR 11.1.8 DIZ: TODOS TRANSPORTADORES INDUSTRIAIS SERÃO PERMANENTEMENTE INSPECIONADOS E AS PEÇAS DEFEITUOSAS OU QUE APRESENTEM DEFICIÊNCIAS, DEVERÃO SER IMEDIATAMENTE SUBSTITUÍDAS.

Fortaleza CE, 17 de dezembro de 2019
Eng° José Vilmar Pinto de Sousa
Consultor SÊNIOR / ELETROMECÂNICA / QSMA
Engenheiro Mecânico
Engenheiro de Segurança do Trabalho
Engenheiro de Controle e Automação Industrial
CREA 8365 Registro 060460684=2
E-mail: engjosevilmar@hotmail.com
http://www.engjosevilmar9.wix.com/eletromecanica-qsma
http://engjosevilmar.blogspot.com.br/
https://br.linkedin.com/in/josé-vilmar-92400435
Skype: engjosevilmar
Cel.: 85 999475695

Comentários

DESTAQUES

LEGISLAÇÃO: TOMADA E PLUG DE TRÊS PINOS

POLARIZAÇÃO DE TOMADAS E PLUGS DE TRÊS PINOS

DINÂMICA SIMULAÇÃO TRABALHO EM ESPAÇO CONFINADO

CURSO OPERADOR DE GUINCHO DE COLUNA

UTE - A GÁS Ciclos BRAYTON / RANKINE Aberto X Combinado

HAZOP Estudos dos perigos e Operabilidade

Ponte VASCO DA GAMA