INEVITÁVEL SERÁ O FIM DA PRODUÇÃO DE ENERGIA A PARTIR DO CARVÃO MINERAL


TECNOLOGIA DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA TENDO COMO FONTE BÁSICA O CARVÃO MINERAL

REEDIÇÃO DE POSTAGEM
INTERESSE PERMANENTE

PUBLICADO EM 12/01/2013 NO FACEBOOK
[PASSADOS 7 ANOS]

SRS PASSADOS 7 ANOS DA UTE ENERGIA PECÉM DE TECNOLOGIA DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA TENDO COMO FONTE BÁSICA O CARVÃO MINERAL.

COMENTO
TESTEMUNHO ESSA HISTÓRIA FAÇO PARTE DELA, REGISTRO QUE A PRIMEIRA INVESTIDA NA GERAÇÃO ENERGIA A PARTIR DO CARVÃO, HOUVE ESSA NECESSIDADE PARA PREPARAR A INFRAESTRUTURA DE SUPRIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA PARA O COMPLEXO PORTUÁRIO PORTO DO PECÉM HOJE AINDA UMA REALIDADE.

TAMBÉM LEMBRO QUE A EMPRESA A FRENTE DESSE EMPREENDIMENTO FOI O GRUPO MPX DO INVESTIDOR EIKE BATISTA SENDO QUE ESSA TECNOLOGIA FOI BUSCADA NA EDP - PORTUGAL, SEJA, UMA SIGLA QUE SE COMPARA COM A NOSSA CHESF, SENDO QUE A FONTE BÁSICA DE ONDE VEM A ENERGIA NA EDP É O FÓSSIL CARVÃO MINERAL E NA CHESF A ÁGUA REPRESADA.

NESSE VÍDEO QUE TROXEMOS DO TREINAMENTO LÁ DE PORTUGAL, ONDE ENTENDEMOS O PROCESSO NAS CENTRAIS DE SINES E DE SETÚBAL E QUE NO MOMENTO ESTÃO EM PROCESSO DE ENCERRAMENTO  E QUE TEM HAVER COM RAZÕES AMBIENTAIS COMO SABEMOS, POIS, INCIDE COMI RESPOSTA A "PREVENÇÃO DO AQUECIMENTO GLOBAL".

NO PROCESSO DE GERAÇÃO DE ENERGIA, A PARTIR DE FÓSSEIS COMO NO CASO DO CARVÃO MINERAL, OBTEMOS DA SUA COMBUSTÃO O CALOR PARA AQUECER A ÁGUA QUE VAI GERAR O VAPOR SENDO DESSE VAPOR NO STATUS SUPERAQUECIDO A TEMPERATURA EM TORNO DE 541°C E 172 Kgf/cm2 QUE VAI FAZER GIRAR A TURBINA E CONSEQUENTEMENTE O ALTERNADOR DAÍ TEMOS A PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA É O QUE ESTÁ ACONTECENDO AQUI NAS TRES UNIDADES DO PECÉM, HOJE NÃO JAMAIS DO GRUPO MPX E SIM DA EDP E DA ENEVA.

■ TENHO RECEBIDO AO LONGO DESSES ANOS QUESTIONAMENTOS SOBRE A ENERGIA PRODUZIDA A PARTIR DE UM FÓSSIL SEJA CARVÃO E/OU QUALQUER OUTRO? MINHA RESPOSTA É TECNICA E MAIS AINDA COMPROMISSADA COM A PREVENÇÃO AMBIENTAL E SIM É UMA ENERGIA SUJA, VISTO A RESIDUAIS DA COMBUSTÃO DO CARVÃO, TEN-SE OS POLUENTES:
□ SO2
□ NO2
□ CO2
□ NO
□ CO
□ PARTICULADO
□ CINZAS

TAMBÉM É BOM QUE SE ESCLAREÇA QUE NA PRODUÇÃO DE ENERGIA NO PECÉM AQUI NA CIDADE DE SÃO GONÇALO CE E/OU QUALQUER PARTE DO MUNDO HÁ RIGIDO CONTROLE AMBIENTAL DESSES POLUENTES LISTADOS O QUE INCLUI TECNOLOGIAS DE PONTAS COMO QUEIMADOR DE BAIXO NOX, OFA, FGD, SDA E CEMS - SISTEMA DE MONITORAMENTO DE EMISSÕES CONTINUA DESSES POLUENTES AFERINDO PADRÕES PERMISSÍVEIS POR ORGÃOS DE CONTROLE AMBIENTAIS.

■ NESSA PARTE AQUI FAÇO UM COMPARATIVO ENTRE NÓS HUMANOS X NATUREZA, VEJAMOS:
□ NÓS HUMANOS
TEMOS NOSSA IMUNIZAÇÃO A MILHARES DE VÍRUS E BACTÉRIAS QUE TEMOS CONTATO NO NOSSO DIA-A-DIA VAMOS SIM RESISTINDO E QUALQUER BOBEIRA QUE HAJA UM DESEQUILIBRIO DE NOSSA RESISTÊNCIA ORGÂNICA SE VENCIDO PODEMOS IR ATÉ OBITO.
□  NATUREZA
DEFENDO QUE O MECANISMO É SEMELHANTE A NATUREZA É BOMBARDEADA PELOS OS POLUENTES LISTADOS QUE MESMOS A TAXAS PERMISSÍVEIS, VISTO A ENORMIDADE DESSES POLUENTES, PRODUZIDOS PRINCIPALMENTE PELOS PAÍSES MAIS INDUSTRILIZADOS DO MUNDO.

ESTUDOS CIENTÍFICOS JÁ PROVAM QUE A NATUREZA ESTÁ REAGINDO COM O AQUECIMENTO GLOBAL DAÍ HOJE A NECESSIDADE DE GERAR ENERGIA A PARTIR DE FONTES LIMPAS QUE SEUS RESIDUAIS NÃO VÁ AGREDIR A NATUREZA, POIS, A COMPREENSÃO BÁSICA E DIRETA SE POLUIMOS MATAMOS A NATUREZA E MATANDO A NATUREZA ESTAMOS CONSEQUENTEMENTE NOS MATANDO

INFORMO VEJAMOS NO TEXTO PESQUISADO COMO ESTÁ ACONTECENDO EM PORTUGAL:
[A Central Termoelétrica de Sines vai fechar mais cedo do que o previsto. O Governo impôs o encerramento em 2023, por razões ambientais, mas a EDP está a preparar o seu encerramento antes, o que pode acontecer dentro de pouco mais de um ano.
A produção a carvão está a deixar de ser rentável, uma vez que o custo de emissões do CO2 encarece a produção desta central a carvão.]

GENTE ESSA É UMA TENDÊNCIA MUNDIAL NÃO SERÁ DIFERENTE AQUI NO NORDESTE CEARÁ E MARANHÃO ONDE TEMOS TERMELÉTRICAS A CARVÃO E ASSIM COMO LÁ NO SUL QUE TEM ESTADOS TAMBÉM PRODUZINDO ENERGIA A PARTIR DI CARVÃO MINERAL COMO ESPECIALISTA EM GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA A PARTIR DO CARVÃO TEREMOS AINDA ALGUM TEMPO A PRODUÇÃO DE ENERGIA, MAS JÁ COMEÇOU A TRANSIÇÃO PARA PRODUÇÃO PARA FONTES ALTERNATIVAS E LIMPAS COMO DESRAQUE JÁ POVOAM PELO MUNDO AS USINAS SOLARES, EÓLICAS E NÃO DUVIDEM VIRÃO NUVIDADES POR AÍ FORMAS DE PRODUZIR ENERGIA SEM AGREDIR A NATUREZA.

VISUALUZO E ISSO NÃO É NEM PREMUNIZÃO É UM PROCESSO DE MUDANÇA PELA NOSSA SOBREVIVÊNCIA E INEVITÁVEL SERÁ O FIM DA PRODUÇÃO DE ENERGIA E ELÉTRICA A PARTIR DE FÓSSEIS QUE INCLUI O CARVÃO MINERAL.

GOSTARIA INCLUSIVE DE TERMINAR COLOCANDO EM EVIDÊNCIA CONFERÊNCIA DA ONU SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Varsóvia, Novembro 2013,  COP 19 x Carvão Mineral É MAIS RECENTE
DO QUE ROLOU NA ÚLTIMA COP 25 EM MADRI - ESPANHA  QUE TRATOU DO AQUECIMENTO GLOBAL FOI POLÊMICA REAGINDO PAÍSES COMO O EUA, CHINA ENTRE OUTROS CABEÇAS NO RANKING DE POLUIDORES MUNDIAIS O BRASIL ESTÁ COLOCADO ATÉ ENTÃO NA 14° COLOCADO COMO MAIOR POLUIDOR O QUE PESOU AS QUEIMADAS NA AMAZÔNIA, ASSUNTO QUE TORNAREMOS COMENTAR EM OUTRA OPORTUNIDADE.

https://tvi24.iol.pt/economia/27-12-2019/noticia-tvi-central-termoeletrica-de-sines-vai-fechar-mais-cedo-do-que-o-previsto

https://g1.globo.com/natureza/noticia/2019/12/02/comeca-a-cop-25-conferencia-do-clima-da-onu-em-madri.ghtml

Fortaleza CE, 13/01/2020
Eng° José Vilmar Pinto de Sousa
Consultor SÊNIOR / ELETROMECÂNICA / QSMA
Engenheiro Mecânico
Engenheiro de Segurança do Trabalho
Especialista em Controle e Automação Industrial
CREA 8365 Registro 060460684-2
E-mail: engjosevilmar@hotmail.com
http://www.engjosevilmar9.wix.com/eletromecanica-qsma
http://engjosevilmar.blogspot.com.br/
https://www.linkedin.com/in/eng°-josé-vilmar-92400435
Skype: engjosevilmar
Cel/Whatsapp.: 85 999475695

Comentários

DESTAQUES

LEGISLAÇÃO: TOMADA E PLUG DE TRÊS PINOS

UTE - A GÁS Ciclos BRAYTON / RANKINE Aberto X Combinado

DINÂMICA SIMULAÇÃO TRABALHO EM ESPAÇO CONFINADO

HAZOP Estudos dos perigos e Operabilidade

POLARIZAÇÃO DE TOMADAS E PLUGS DE TRÊS PINOS

EXPANSÃO TUBOS CALDEIRA

ENTENDIMENTO: APLICAÇÃO E FUNCIONAMENTO INJETOR DAGUA DE CALDEIRA DE COMBUSTÍVEL SÓLIDO