TRANSFORMADOR DE FORÇA ELÉTRICA



TRANSFORMADOR DE FORÇA ELÉTRICA
[REBAIXADOR OU ELEVADOR DE TENSÃO]


NESSE ARTIGO DAREMOS NOÇÕES AO PROFISSIONAL QUE LIDA COM SERVIÇOS COM ELETRICIDADE, FOCANDO COMO FUNCIONA UM TRANSFORMADOR DE ENERGIA ELÉTRICA, ENTÃO NO DECORRER DESSE ARTIGO E VIDEO EXPLICAREMOS:
■ ESCLARECIMENTOS
□ FUNÇÃO
□ APLICAÇÃO
□ INSTALAÇÃO
□ TRANSFORMAÇÃO

TRANSFORMADOR DE FORÇA ELÉTRICA.

● FUNÇÃO
OS TRANFORMADORES ESTÃO CONECTADOS AS REDES ELÉTRICAS DE ENERGIZAÇÃO, OBSERVANDO QUE LOGO QUE A ENERGIA ELÉTRICA  GERADA SEJA NUMA:
PCH - Pequena Central Hidrelétrica;
CCH - Central Geradora Hidráulica;
UHE - Usina Hidrelétrica;
UTE – Usina Termelétrica.

SEGUE PARA UM TRANSFORMADOR ELEVADOR DE TENSÄO, SEJA ESSES TRANSFORMADORES, TEM A FUNÇÃO DE ELEVAR A TENSÃO.
EX.: 13.800VCA/230.000VCA.

JÁ NAS REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA, SE UTILIZA OS TRANSFORMADORES REBAIXADORES DE TENSÃO, QUE PROPICIA ALIMENTAR COM TENSÃO REBAIXADA PARA ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS, RESIDENCIAS COMO POR EXEMPLOS:
EX 1.: 13,800VCA/380VCA                   
EX 2.: 13.800VCA/220VCA

ESCLAREÇO:
QUANTO ELEVAR E/OU BAIXAR A TENSÃO ESTARÁ CONDICIONADO AO PROJETO DO SISTEMA DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA QUE ESTEJA SENDO UTILIZADO.

● APLICAÇÃO DO TRANSFORMADOR
SÃO DIFERENCIADAS E DIVERSAS SÃO AS APLICAÇÕES DE UM TRANSFORMADOR  O QUE DETERMINA SERÁ A NECESSIDADE DO USUÁRIO, SENDO OS MAIS USUAL A APLICAÇÃO NAS INDÚSTRIAS, EMPRESAS QUE TENHAM A NECESSIDADE OBSERVANDO QUE SEJA ESPECIFICADO.

● ESPECÍFICAÇÃO DO TRANSFORMADOR
□ POTENCIA [KVA]
    EX.: 250KVA]
□ TENSÃO ALIMENTAÇÃO/SAIDA[VCA]
    EX.: [13 8KV/380VCA]
□ FREQUÊNCIA [HZ]
    EX.: [60HZ], [50HZ]
□ TIPO DE REFRIGERAÇÃO [NATURAL]
    EX.: VENTO AMBIENTE OU FORÇADO
□ TIPOS DE TRANSFORNADORES
    EX,: A ÓLEO OU SECO

ESCLAREÇO:
OS TRAFOS DEPENDENDO DO PROJETO PODEM SER Á ÓLEO NESSES TIPOS DENTRO DO TRAFO TEM O ÓLEO ISOLANTE CUJA FUNÇÃO É REFRIGERAR INTERNAMENTE.

● IDENTIFICAÇÃO DE PONTOS  INSTALAÇÃO/TRAFO
OS TRANSFORMADORES PODEM ESTÁ INSTALADOS EM POSTES E OU SUBESTAÇÕES ELÉTRICAS CONDICIONADOS A NORMAS ESPECÍFICAS DE CONCESSIONÁRIA E A NBRs ESPECIFICAS QUE ORIENTAM A INSTALAÇÃO.

NESSE ARTIGO TEMOS UM EXEMPLO DE UM TRAFO MESMO QUE TRANSFORMADOR, SEJA ESSA FORMA SIMPLIFICADA SUA DENOMINAÇÃO, ONDE OBSERVAMOS OS SEGUINTES ELEMENTOS DE INSTALAÇÃO:
□ PARA RAIOS;
□ CHAVES FUSÍVEL;
□ BUCHAS DE ALTA;
□ BOBINAS DE ALTA;
□ ÓLEO ISOLANTE;
□ ALETAS DE REFRIGERAÇÃO;
□ BUCHAS DE BAIXA.

PARA RAIO

○ PARA RAIO
OS PARA-RAIOS SÃO UTILILIZADOS NO CASO EM ESTUDO DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO COMO PROTETOR DE DESCARGAS ELÉTRICAS QUE ATINGI AS REDES ELÉTRICAS DESCARREGANDO PARA MALHA DE TERRA.



○  CHAVE FUSÍVEL
TEM A FUNÇÃO DE PROTEGER O TRANSFORMADOR

BUCHA DE ALTA

○ BUCHAS DE ALTA
AS BUCHAS DE ALTA ESTÃO CONECTADAS AO ARRANJO DAS BOBINAS DE ALTA EM TRIANGULO, EM TRÊS PONTOS QUE SE INTERLIGA AS TRÊS LINHAS DAS REDES DE DISTRIBUIÇÃO DA CONCESSIONÁRIA.

○ BOBINAS DE ALTA
AS BONINAS DE ALTA DE UM TRANSFORMADOR QUE ESTÃO NUM ARRANJO DE BOBINAS EM TRIANGULO, O NÚMERO DE ESPIRAS, DIÂMETRO DO FIO DE COBRE E CLASSE DE ISOLAMENTO DO VERNIZ QUE ISOLA O FIO DA ESPIRA É DETERMINADO NO PROJETO DO TRANSFORMADOR, ATENDENDO A RELAÇÃO DE TRANSFORMAÇÃO.

ESCLAREÇO:
OS PONTO DE LIGAÇÃO DO ARRANJO DAS BOBINAS CORRESPONDE A TRES PONTOS QUE SE EXTERNAM NAS BUCHAS DE ALTA DO TRANSFORMADOR, ONDE SÃO CONECTADOS AS TRES LINHAS DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO.

BUCHAS DE BAIXA

● BUCHAS DE BAIXA
AS BUCHAS DE BAIXA ESTÃO CONECTADAS AO ARRANJO DAS BOBINAS DE BAIXA EM ESTRELA, EM QUATRO PONTOS QUE SE INTERLIGA AS QUATRO LINHAS QUE SAEM DO LADO DA BAIXA OBSERVANDO-SE TRES LINHAS DE FASES E UMA DE NEUTRO QUE SAI DO INTERIOR DO CENTRO DA ESTRELA.

○ BOBINAS DE BAIXA
AS BOBINAS DE BAIXA  DE UM TRANSFORMADOR, ESTÃO NUM ARRANJO DE BOBINAS EM ESTRELA, TAMBÉM  O NÚMERO DE ESPIRAS, DIÂMETRO DO FIO DE COBRE E CLASSE DE ISOLAMENTO DO VERNIZ QUE ISOLA O FIO DA ESPIRA É DETERMINADO NO PROJETO DO TRANSFORMADOR ATENDENDO A RELAÇÃO DE TRANSFORMAÇÃO.

ESCLAREÇO:
OS PONTOS DE LIGAÇÃO DO ARRANJO DAS BOBINAS CORRESPONDEM A QUATRO PONTOS, QUE SE EXTERNAM NAS BUCHAS DE BAIXA DO TRANSFORMADOR, ONDE SÃO CONECTADOS AS TRES LINHAS DE BAIXA TENSÃO, QUE FICAM DISPONÍVEIS  PARA O USUÁRIO, SENDO QUE UMA LINHA CORRESPONDE O CENTRO DA ESTRELA QUE É CONHECIDO COMO FIO NEUTRO.

ÓLEO ISOLANTE


○ ÓLEO ISOLANTE
O ÓLEO ISOLANTE NO TRANSFORMADOR TEM DENTRE SUAS FUNÇÕES, GARANTIR O ISOLAMENTO ELÉTRICO E ASSIM COMO PARA REFRIGERAR, JÁ QUE NÃO EXISTE LIGAÇÃO FÍSICA ENTRE AS BOBINAS DE ALTA E BAIXA, EXISTE É A INDUÇÃO MAGNÉTICA, QUE OCORRE NO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO PRODUZINDO ASSIM CALOR NO INTERIOR DESSE TRANSFORMADOR.

ESCLARECO:
ESSE ÓLEO PRECISA SER MONITORADO SEU ESTADO DE CONSERVAÇÃO QUANTO SUAS CARACTERISTICAS FISICO- QUÍMICAS ATRAVÉS  DA CHAMADA CROMATOGRAFIA, ONDE SÃO ANALISADOS OS PARÂMETROS:
+ REGIDEZ DIELÉTRICA;
+ COR E APARÊNCIA;
+ TEOR DE ÁGUA;
+ INDICE DE NEUTRALIZAÇÃO;
+ TENSÃO INTERFACIAL.

NORMAS UTILIXADAS PARA ANALISE DO ÓLEO DO TRANSFORMADOR:
□ ABNT NBR 10576:2017
Óleo mineral isolante de equipamentos elétricos – Diretrizes para supervisão e manutenção.

□ ABNT NBR 7274:2012
 Interpretação da análise dos gases de transformadores em serviço.

□ ABNT NBR 7070:2006
Amostragem de gases e óleo mineral isolantes de equipamentos elétricos e análise dos gases livres e dissolvidos.

ALETAS DE DISSIPAÇÃO DE CALOR 
VENTILAÇÃO NATURAL


○ ALETAS DE DISSIPAÇÃO DE CALOR
TEM A FUNÇÃO DE DISSIPAR CALOR DO ÓLEO, QUE PELO PROCESSO DE CONVECÇÃO ESTÁ CIRCULANDO PELA MESMAS E AR QUE CIRCULA ONDE ESTÁ INSTALADO O TRAFO, CONTATA COM ESSAS ALETAS RETIRANDO ASSIM CALOR, COMO ESSE TRAFO DO ARTIGO NÃO É DE VENTILAÇÃO FORÇADA O NÚMERO DE ALETAS É O SUFICIENTE PARA MANTER O TRAFO NUMA TEMPERATURA ESTÁVEL.

TAP
RELAÇÃO DE TRANSFORMAÇÃO 


● TRANSFORMAÇÃO
O QUE ENTENDEMOS POR TRANSFORMAÇÃO É A FUNÇÃO QUE QUE DETERMINA A TENSÃO DE SAIDA DO TRANSFORMADOR PELA RELAÇÃO DE TRANSFORMAÇÃO, CHAMADA DE TAPs, QUE DISPÕE O TRANSFORMADOR QUE TEM A FUNÇÃO DE AJUSTAR A TENSÃO DE SAIDA DO TRANSFORMADOR.

VÍDEO EXPLICATIVO DE NOÇÕES DE FUNCIONAMENTO DE UM TRANSFORMADOR DE FORÇA ELÉTRICA:
https://youtu.be/bni8EgZ4pnc

LINKS DE PESQUISA PARA ESTUDO:
http://iltech.com.br/blog/analises-fisico-quimicas-e-cromatograficas-em-oleos-isolantes-de-transformadores-principais-diferencas-e-aplicacoes/

https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=2603095

OBS:
AS FOTOS QUE NÃO SÃO DE MINHA AUTORIA FORAM CAPTADAS NA INTERNET SÃO DA AUTORIA DE QUEM AS PUBLICOU AS UTILIZEI COMO SUPORTE DE CONHECIMENTO.

Comentários

DESTAQUES

LEGISLAÇÃO: TOMADA E PLUG DE TRÊS PINOS

UTE - A GÁS Ciclos BRAYTON / RANKINE Aberto X Combinado

DINÂMICA SIMULAÇÃO TRABALHO EM ESPAÇO CONFINADO

HAZOP Estudos dos perigos e Operabilidade

POLARIZAÇÃO DE TOMADAS E PLUGS DE TRÊS PINOS

EXPANSÃO TUBOS CALDEIRA

ENTENDIMENTO: APLICAÇÃO E FUNCIONAMENTO INJETOR DAGUA DE CALDEIRA DE COMBUSTÍVEL SÓLIDO