UTE - A GÁS Ciclos BRAYTON / RANKINE Aberto X Combinado


UTE – A GÁS
Ciclos BRAYTON / RANKINE 
Aberto x Combinado














HILLEY,
Vi a postagem feita pelo amigo que mostra a UTE PARNAIBA pelo que tenho de informações e Pesquisado sobre GERAÇÃO DE ENERGIA, trata-se do complexo termelétrico a gás natural da MPX em construção em Santo Antônio dos Lopes, interior do Maranhão, que terá quando pronto uma capacidade total de 3.722 MW.
Mais uma das obras de Geração de Energia Elétrica do seu EIKE BATISTA que temos de parabeniza-lo, pois, são megaempreendimentos de infraestrutura de sua verve e visão de megaempresário que alavancam nosso país para o desenvolvimento.


COMENTO:
Minha intenção nesse comentário é mais de abordagem de noções sobre os Ciclos, BRAYTON/RANKINE Aberto x Combinado que as UTE-A GÁS/VAPOR se utilizam para geração de energia elétrica, não entraremos na calculeira complexa de derivadas e integrais e leis que definem esses ciclos, mas para uma noção de entendimento, basta observar bem as fotos dos ciclos e das turbinas pesquisado na mídia.

Serão usadas nesse complexo termelétrico turbinas Frame 7FA fabricadas pela GE nos Estados Unidos, potencia de 183MW, peso unitário 178 toneladas, com 5 metros de altura e para seu deslocamento do Porto de Itaqui MA até Santo Antônio do Lopes são 250 km o que implicou em toda uma sistemática de logística de transporte e  aspectos de segurança principalmente no que diz respeito a carga de descarga dessas turbinas nas suas respectivas bases de assentamento.

USINA MOVIDA A GÁS NATURAL
Uma usina movida a gás natural, os elementos básicos que compõem o sistema de produção de energia pode visto nas fotos para UTE – Ciclo ABERTO observe foto Fig. 3.1.1 do diagrama esquemático do ciclo Brayton e para UTE – Ciclo COMBINADO observe foto fig. 3.1.2 do diagrama esquemático do ciclo Brayton-Rankine.

UTE - CICLO ABERTO
Na UTE – Ciclo ABERTO os estágios que evoluem nesse processo de geração de energia são a compressão do ar atmosférico [compressor – 1], combustão da mistura ar-combustível [combustor – 2] e expansão dos gases de combustão que roda a [Turbina – 3], consequentemente a energia mecânica recebida Turbina 3 roda o [gerador – 4] produzindo assim a energia elétrica e os gases seguem para exaustão na chaminé.

UTE - CICLO COMBINADO
Na UTE – Ciclo COMBINADO observe que os gases de exaustão produzidos na combustão do gás natural na Turbina 3 não seguem mais para chaminé, pois,  são aproveitados numa caldeira que chamamos [caldeira de recuperação - 5] nessa caldeira vamos produzir vapor para rodar uma segunda [turbina – 7] e também consequentemente  a  energia mecânica recebida dessa  Turbina 7 roda o [gerador – 8] produzindo assim a energia elétrica  e segue-se nesse processo ainda o [condensador -  9] e [bomba de condensado – 10] e por finalizar o processo a exaustão dos gases pelo [chaminé – 6]

■ AS EMISSÕES ATMOSFÉRICAS DA COMBUSTÃO DE GÁS
A resolução 382 do Conama – Conselho Nacional do Meio Ambiente regulamenta 13 tipos de fontes que emitem poluentes:
□ Caldeira a óleo,
□ Caldeira a gás,
□ Caldeira a bagaço de cana,
□ Caldeira a energia gerada madeira,
□ Turbinas,
□ Refinarias,
□ Fábrica de celulose,
□ Fábrica de fusão de chumbo,
□ Fábrica de fusão de vidro,
□ Fornos de cimento,
□ Fábricas de fertilizantes
□ E Siderúrgicas.  

POLUENTES ATMOSFÉRICOS
Os principais poluentes atmosféricos emitidos pelas centrais termelétricas a gás natural são:
□ Óxido de carbono [CO2]
□ Óxidos de nitrogênio [NOx]
□ Monóxido de carbono [CO]
□ Óxidos de enxofre [SOx]
□ Óxidos de nitrogênio (NOx)
OBS:
E alguns hidrocarbonetos de baixo peso molecular, inclusive metano, em caso que aconteça a combustão incompleta.

Abaixo deixo links de pesquisa para mais entendimento referente a parte teórica dos Ciclos BRAYTON/RANKINE Aberto x Combinado e assim como a parte de legislação ambiental.
Sei que são postagens técnicas, mas mesmo não sendo especialistas e ou técnicos no assunto os amigos do FACEBOOK que não são específicos dessa área técnica, podem ter a noção do que é uma UTE – A GÁS e para os técnicos ficam aí os links para mais entendimento do assunto.

ORIENTO:
Observo que os dois primeiros links que descreve o funcionamento da Turbina GE 7HA e outros estão relacionados a gás natural e meio ambiente.

LINKS:
https://youtu.be/gDzYeb6dGKM

http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2007/01/18/28984-resolucao-do-conama-regulamenta-13-tipos-de-fontes-que-emitem-poluentes.htm

Comentários

DESTAQUES

LEGISLAÇÃO: TOMADA E PLUG DE TRÊS PINOS

HAZOP Estudos dos perigos e Operabilidade

DINÂMICA SIMULAÇÃO TRABALHO EM ESPAÇO CONFINADO

POLARIZAÇÃO DE TOMADAS E PLUGS DE TRÊS PINOS

EXPANSÃO TUBOS CALDEIRA

CURSO OPERADOR DE GUINCHO DE COLUNA