sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

UTE = A GÁS Ciclos BRSYTON / RANKINE Aberto X Combinado


UTE – A GÁS
Ciclos BRAYTON / RANKINE 
Aberto x Combinado














 Hilley,
Vi a postagem feita pelo amigo que mostra a UTE PARNAIBA pelo que tenho de informações e Pesquisado sobre GERAÇÃO DE ENERGIA, trata-se do complexo termelétrico a gás natural da MPX em construção em Santo Antônio dos Lopes, interior do Maranhão, que terá quando pronto uma capacidade total de 3.722 MW.
Mais uma das obras de Geração de Energia Elétrica do seu EIKE BATISTA que temos de parabeniza-lo, pois, são megaempreendimentos de infraestrutura de sua verve e visão de megaempresário que alavancam nosso país para o desenvolvimento.

Comento:
Minha intenção nesse comentário é mais de abordagem de noções sobre os Ciclos, BRAYTON/RANKINE Aberto x Combinado que as UTE-A GÁS/VAPOR se utilizam para geração de energia elétrica, não entraremos na calculeira complexa de derivadas e integrais e leis que definem esses ciclos, mas para uma noção de entendimento, basta observar bem as fotos dos ciclos e das turbinas pesquisado na mídia.
Serão usadas nesse complexo termelétrico turbinas Frame 7FA fabricadas pela GE nos Estados Unidos, potencia de 183MW, peso unitário 178 toneladas, com 5 metros de altura e para seu deslocamento do Porto de Itaqui MA até Santo Antônio do Lopes são 250 km o que implicou em toda uma sistemática de logística de transporte e  aspectos de segurança principalmente no que diz respeito a carga de descarga dessas turbinas nas suas respectivas bases de assentamento.

Uma usina movida a gás natural, os elementos básicos que compõem o sistema de produção de energia pode visto nas fotos para UTE – Ciclo ABERTO observe foto Fig. 3.1.1 do diagrama esquemático do ciclo Brayton e para UTE – Ciclo COMBINADO observe foto fig. 3.1.2 do diagrama esquemático do ciclo Brayton-Rankine.

Na UTE – Ciclo ABERTO os estágios que evoluem nesse processo de geração de energia são a compressão do ar atmosférico [compressor – 1], combustão da mistura ar-combustível [combustor – 2] e expansão dos gases de combustão que roda a [Turbina – 3], consequentemente a energia mecânica recebida Turbina 3 roda o [gerador – 4] produzindo assim a energia elétrica e os gases seguem para exaustão na chaminé.

Na UTE – Ciclo COMBINADO observe que os gases de exaustão produzidos na combustão do gás natural na Turbina 3 não seguem mais para chaminé, pois,  são aproveitados numa caldeira que chamamos [caldeira de recuperação - 5] nessa caldeira vamos produzir vapor para rodar uma segunda [turbina – 7] e também consequentemente  a  energia mecânica recebida dessa  Turbina 7 roda o [gerador – 8] produzindo assim a energia elétrica  e segue-se nesse processo ainda o [condensador -  9] e [bomba de condensado – 10] e por finalizar o processo a exaustão dos gases pelo [chaminé – 6].


As emissões atmosféricas da combustão de gás:

A resolução 382 do Conama – Conselho Nacional do Meio Ambiente regulamenta 13 tipos de fontes que emitem poluentes: caldeira a óleo, caldeira a gás, caldeira movida a bagaço de cana, caldeira movida a energia gerada por madeira, turbinas, refinarias, fábrica de celulose, fábrica de fusão de chumbo, de fusão de vidro, fornos de cimento, fábricas de fertilizantes e siderúrgicas.  Os principais poluentes atmosféricos emitidos pelas centrais termelétricas a gás natural são:
Óxido de carbono [CO2]
Óxidos de nitrogênio [NOx]
Monóxido de carbono [CO]

Óxidos de enxofre [SOx]

Óxidos de nitrogênio (NOx)

E alguns hidrocarbonetos de baixo peso molecular, inclusive metano, em caso que aconteça a combustão incompleta.

 Abaixo deixo links de pesquisa para mais entendimento referente a parte teórica dos Ciclos BRAYTON/RANKINE Aberto x Combinado e assim como a parte de legislação ambiental.
Sei que são postagens técnicas, mas mesmo não sendo especialistas e ou técnicos no assunto os amigos do FACEBOOK que não são específicos dessa área técnica, podem ter a noção do que é uma UTE – A GÁS e para os técnicos ficam aí os links para mais entendimento do assunto.

Nota:
Deixo os dois primeiros links que descreve o funcionamento da Turbina FRAME 7FA e outros estão relacionados a gás natural e meio ambiente.


https://www.youtube.com/watch?v=tHFAZbWZXqE

https://www.youtube.com/watch?v=kqKoRsx-aI4


















Postar um comentário