Ponte VASCO DA GAMA



Ponte VASCO DA GAMA

Srs.

Hoje dia 08/agosto/2013 frente a protesto de ambientalista é iniciada a “Construção da Ponte Estaida Sobre o Rio Cocó” De acordo com a SEINFRA CE, a obra, que deverá ter custo de cerca de R$ 300 milhões, tem como objetivo:
1- Expandir o sistema viário de ligação às Zonas Norte/Leste e Leste/Sul, através da construção da Ponte sobre o rio Cocó;

2- Desafogar o trânsito nas Avenidas Sebastião de Abreu e Washington Soares;

3- Melhorar o trânsito na região e integração com vias paisagísticas previstas, além de construir o Mirante de Fortaleza, equipamento que possibilitará uma visão panorâmica da cidade, com restaurante, galeria de arte e lojas.


Comento:
Não tenho partido politico como já disse outras vezes voto pelo o que acho que o meu representante politico tenha a meu ver capacidade para me representar junto aos destinos da politica e mais sou a favor do voto livre sem obrigação acredito ser um exercício de cidadania por isso não pode ser obrigatório e nesse mesmo naipe também acho que politica não é meio de vida. Então não estou punindo por politico nenhum quando me reporto sobre a Ponte do Rio Cocó.

Fortaleza CE depois de Itapajé CE minha cidade natal e a cidade que moro aqui desde 1972 fora minhas andanças pelo mundo e com certeza Fortaleza não deixa de ser também minha cidade e a conheço muito bem principalmente aqueles lados ali do cocó desde o tempo das salinas ainda sem o Shopping Iguatemi e quando estavam construindo a UNIFOR e foram esses dois vultosos empreendimentos que povoaram e desenvolveram aquelas bandas de Fortaleza CE.

E agora vamos construir uma Ponte Estaiada sobre o Rio Cocó para atender os objetivos já informados não sou contra, mas quanto a Questão Ambiental, antes de tudo sei da importância de preservar a mãe natureza é obrigação nossa como engenheiros analisar e dimensionar IMPACTOS AMBIENTAIS e desde que o saldo seja positivo para própria ambientação do homem x natureza nesse nicho ecológico não podemos castrar o desenvolvimento e pelo que sei haverá ainda essa ambientação entre o Rio Cocó e a Ponte.

Testemunho que recente no ano de 2011 passei por duas vezes sobre a Ponte Vasco da Gama que fica sobre o estuário do Rio Tejo sem dúvida uma bela obra de engenharia e penso que ali estão convivendo natureza e desenvolvimento é esse o binômio que temos sempre que equacionar. E ainda sobre a Ponte Vasco da Gama pelo destino que destino me ofereceu eu seguia de Lisboa para Sines e a cidade de Sines é a cidade natal do grande navegador Vasco da Gama.


Nota:
Embora minha formação seja Eletromecânica sempre as pontes me chamaram atenção e deixo uma relação das pontes maiores do mundo:

Bang Na Expressway (Tailândia) Comprimento: 54,7 km
Ponte Qingdao Haiwan (China) Comprimento: 42,5 km
Lake Pontchartrain Couseway (EUA) Comprimento: 38,4 km
Ponte do Pântano Manchac (EUA) Comprimento: 36,7 km
Ponte da Baía de Hangzhou (China) Comprimento: 36,0 km
Ponte de Runyang (China) Comprimento: 35,6 km
Ponte de Donghai (China) Comprimento: 31,5 km
Ponte Atchafalaya Basin (EUA) Comprimento: 29,3 km
Ponte do Rei Fahd (Arábia Saudita/ Bahrein) Comprimento: 25 km
Ponte Vasco da Gama (Portugal) Comprimento: 17,3 km
Ponte Rio - Niterói (Rio de Janeiro – Rio de Janeiro - Brasil) Comprimento: 13,29 Km.
Ponte da Lezíria (Portugal) Comprimento: 11,7 km
Ponte sobre o Rio Cocó (Fortaleza – Ceará – Brasil) Comprimento: 0,325 Km.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_Vasco_da_Gama
http://www.tribunadoceara.com.br/noticias/fortaleza/projeto-de-ponte-sobre-rio-coco-e-aprovada/
Ver mais

Comentários

DESTAQUES

LEGISLAÇÃO: TOMADA E PLUG DE TRÊS PINOS

UTE - A GÁS Ciclos BRAYTON / RANKINE Aberto X Combinado

DINÂMICA SIMULAÇÃO TRABALHO EM ESPAÇO CONFINADO

POLARIZAÇÃO DE TOMADAS E PLUGS DE TRÊS PINOS

EXPANSÃO TUBOS CALDEIRA

CURSO OPERADOR DE GUINCHO DE COLUNA

HAZOP Estudos dos perigos e Operabilidade