ALERTA EXPLOSÃO DE CALDEIRA: PMTA X SOBREAQUECIMENTO


SRS FAÇO A ALERTA DO RISCO DE EXPLOSÃO DE UMA CALDEIRA, TENDO COMO PERIGO O SEU SOBREAQUECIMENTO, PARA ESSA ANÁLISE ESTOU USANDO A CHAPA ASTM A 285 GR C, OBSERVANDO A CURVA 1 DE TENSÃO ADMISSÍVEL X AQUECIMENTO DESSA CHAPA MUITO UTILIZADA NA CONSTRUÇÃO DE CALDEIRA.

COMENTO
A CHAPA ASTM A 285 GR C, OBSERVA-SE QUE DE 0°C ATÉ 350°C, ELA TEM UMA TENSÃO ADMISSÍVEL CONSTANTE EM TORNO DE 970Kgf/cm2, FATO É QUE A PARTIR DESSE VALOR  DE TEMPERATURA DE 350°C, A TENSÃO ADMISSÍVEL DESSE NATERIAL CAI VERTIGINOSAMENTE, TANTO QUE A 450°C  O VALOR DA TENSÄO ADMISSÍVEL JÁ CAI PARA QUASE A METADE FICANDO PERTO 500Kgf/cm2.

NA FÓRMULA DO CÁLCULO DA PMTA= [S.E. t]/[R + 0,6t] ONDE [S] É A TENSÃO ADMISSÍVEL (Kgf/cm2), [E] É UM VALOR PERCENTUAL QUE REPRESENTA A FORMA QUE FOI SOLDADO O FECHAMENTO DO COSTADO DA CALDEIRA, [R] RAIO DO COSTADO (CM) E [t] É A ESPESSURA DA CHAPA (CM) NO QUE SE PODE VER A PMTA É FUNÇÃO DIRETA DO VALOR DA TENSÃO ADMISSÍVEL, ENTÃO A PMTA DE PROJETO QUE FOI CALCULADA A CALDEIRA CAI TAMBÉM, ASSUMINDO OUTRO VALOR QUE REFLETE O SOBREAQUECIMENTO, ENTÃO NESSE COMPORTAMENTO, A CALDEIRA QUE ESTÁ PRODUZINDO  VAPOR, NUMA PO AVIZINHADA DA PMTA DE PROJETO, SE MANTEM.

A PMTA AGORA NÃO É MAIS A DE PROJETO É ENTÃO  UMA PMTA EFETIVA CONSEQUENCIA DA QUEDA DA TENSÃO ADMISSÍVEL,  CAUSADO PELO SOBREAQUECIMENTO DA CHAPA CAINDO PARA QUASE A METADE, RESULTANDO ASSIM, NUMA PMTA EFETIVA MUITO ABAIXO DA PMTA DE PROJETO ORIGINAL DESSA CALDEIRA.

NESSE STATUS DE OPERAÇÃO, A PO – PRESSÃO OPERACIONAL QUE CORRESPONDE A PRESSÃO INTERNA DO VAPOR, QUE CONTINUA PRODUZINDO  A CALDEIRA E QUE TEM VALOR MUITO SUPERIOR A PMTA EFETIVA, CONSEQUÊNCIA DA  REDUÇÃO DA TENSÃO ADMISSÍVEL, CAUSADO PELO SOBREAQUECIMENTO DA CALDEIRA, ENTÃO NESSE STATUS COM A CHAPA DA CALDEIRA FRAGILIZADA, SE TERÁ COMO CONSEQUÊNCIA FINAL A POSSIBILIDADE  DA EXPLOSÃO DESSA CALDEIRA.

ATENÇÃO:
NESSA OPORTUNIDADE É QUE SE PERCEBE A VITAL IMPORTÂNCIA DAS PSVs DE UMA CALDEIRA PARA EVITAR A EXPLOSÃO DA MESMA, PARA TANTO, É PRECISO QUE ESTEJAM DIMENSIONADAS CORRETAMENTE E EM DIAS COM SUA MANUTENÇÃO E RECALIBRAGEM.

ASSISTA O VÍDEO ABAIXO
https://youtu.be/B91TK1WDNlA

Comentários

  1. SRS PARTINDO DO PRINCÍPIO DE CONFIGURADA A OCORRÊNCIA DE SOBREAQUECIMENTO DA CALDEIRA, SÓ NOS RESTA UM RECURSO, QUE PODE EVITAR A EXPLOSÃO DA MESMA É A PRONTA ATUAÇÃO DAS SUAS PSVs.

    RECOMENDO:
    NESSA OPORTUNIDADE É QUE SE PERCEBE A VITAL IMPORTÂNCIA DAS PSVs DE UMA CALDEIRA PARA EVITAR A EXPLOSÃO DA MESMA, PARA TANTO, É PRECISO QUE ESTEJAM DIMENSIONADAS CORRETAMENTE E EM DIAS COM SUA MANUTENÇÃO E RECALIBRAGEM.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DESTAQUES

LEGISLAÇÃO: TOMADA E PLUG DE TRÊS PINOS

POLARIZAÇÃO DE TOMADAS E PLUGS DE TRÊS PINOS

DINÂMICA SIMULAÇÃO TRABALHO EM ESPAÇO CONFINADO

CURSO OPERADOR DE GUINCHO DE COLUNA

UTE - A GÁS Ciclos BRAYTON / RANKINE Aberto X Combinado

HAZOP Estudos dos perigos e Operabilidade

Ponte VASCO DA GAMA