LEITURA DO PAQUÍMETRO


VOCE SABE LER O PAQUIMETRO EM POLEGADAS?

NA PROFISSÃO TEM ALGUNS MACETES:

Srs conto uma história ler paquímetro em polegada tipo 17/32", 31/64", 67/128" ou qualquer outra medida em polegada só olhando para o paquímetro sem gaguejar.


RESPOSTA:

Não é fácil ler o Paquímetro em Polegada sem Gaguejar pois na prática aprendi com o Mestre inspirador chamado Mestre Bernardo da ETFCE ele com uns 75/85 anos e EU 19anos já saindo Técnico em Mecânica de Maquinas pela ETFCE - Escola Técnica Federal do Ceará.


TÚNEL DO TEMPO:

Eu era bolsista do Laboratório de Maquinas /  Oficina Mecânica de Usinagem da ETFCE e fazia de tudo inclusive limpava o Torno Mecânico do Mestre Bernardo, oleava barramento e buscar café pra ele fazia os mandados dele tipo na guerra ele o Cavaleiro e EU seu Escudeiro.


Então um dia o Mestre num final de um expediente chamou-me em particular e me disse hoje eu vou lhe ensinar a ler paquímetro em polegada?


NOSSO DIÁLOGO:

E aí ele disse meu filho pegue ali o paquímetro?

■ EU] Fui lá onde ele guardava o paquímetro dele e fiquei de frente do birô.

□ ELE] Abra o paquímetro agora não passe de uma polegada.[Digo que você se entender a medida no tamanho de uma polegada  o resto das medidas entenderá tudo.]

■ EU] Abrir Mestre.

□ ELE] Veja os traços coincidentes na régua do paquímetro e no Vernier de polegadas.

■ EU] Pronto Mestre.

□ELE] Qual o traço do Vernier da polegada coincidiu com o traço da régua? E qual traço da régua está coincidente com o traço do Vernier da polegada?

■ EU] No vernier 6/128"(3/64") e na régua contando do 0 é o 7 traço.

□ ELE] Memorize o que leu?

■ EU] E agora?

□ ELE] Meu filho você acabou de botar no paquímetro 31/64"


MACETE:

1. Da  fração da polegada memorizada lida do Vernier de Polegada é preciso que não esqueça o número que está no numerador e o último algarismo que forma o número do denominador.


2. E não pode esquecer ou contar errado o número de traços do zero da polegada cheia até onde coincide traço da régua da polegada e traço da régua do Vernier.


3. Se conseguiu chegar mentalmente até aí já pode dizer a leitura sem gaguejar.


4. PARA DENOMINADOR

Leia assim mentalmente, mantenha na leitura que vai falar, sem gaguejar o mesmo número da fração do DENOMINADOR lida do Vernier  de Polegadas.


5. PARA DENOMINADOR

Agora para o NUMERADOR pegue o último algarismo do número do denominador da fração memorizada e multiplique pelo número de traços que também tem memorizado,  agora esse produto,  some com o numerador da fração do Vernier da Polegada e resultado dessa adição será o numerador, que você vai falar na leitura mantendo o denominador da fração memorizada do Vernier da Polegada.


OBS:

Posso afirmar como observou que extremamente fácil o processo mental da leitura, o difícil mesmo é só encontrar os traços coincidentes do Vernier da Polegada com o traço da Régua da Polegada.


PARABÉNS:

"SE ENTENDEU PASSOU A FIGURAR NUM GRUPO SELETO DE QUE CADA 10 QUE ACHA QUE SABE LER O PAQUÍMETRO EM POLEGADA,  NO MÁXIMO TRÊS EFETIVAMENTE CONSEGUEM LER RÁPIDO E SEM GAGUEJAR"


LINK FE VÍDEO EXPLICATIVO:

https://youtu.be/x1TLsCwV7Zg


Itapajé CE, 06/12/2021

Eng° José Vilmar

Consultor SÊNIOR / ELETROMECÂNICA / QSMA

http://engjosevilmar9.wix.com/eletromecamica-qsma

http://br.linkedin.com/pub/josé-vilmar/35/4/924/

https://www.facebook.com/gestorQSMA

http://engjosevilmar.blogspot.com.br/

Skype: engjosevilmar

Cel.: 85 9994756

Comentários

DESTAQUES

LEGISLAÇÃO: TOMADA E PLUG DE TRÊS PINOS

POLARIZAÇÃO DE TOMADAS E PLUGS DE TRÊS PINOS

DINÂMICA SIMULAÇÃO TRABALHO EM ESPAÇO CONFINADO

CURSO OPERADOR DE GUINCHO DE COLUNA

UTE - A GÁS Ciclos BRAYTON / RANKINE Aberto X Combinado

HAZOP Estudos dos perigos e Operabilidade

Ponte VASCO DA GAMA